PAN quer melhor acesso aos cuidados de saúde primários
Os cuidados de saúde primários estiveram no foco de atenção do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, esta quarta-feira.
Em comunicado, o partido realça a falta de recursos nos centros de saúde do SESARAM, nomeadamente a falta de material, conforme sustentam os relatos que apontam ter chegado ao seu conhecimento.
"As constantes falhas nos equipamentos informáticos, falhas nos sistemas de informação e a falta de recursos humanos nos serviços são outras reclamações que recorrentemente chegam ao PAN", podemos ler, ainda, no comunicado.
Nesse sentido, e com vista a solucionar o problema, "o PAN considera que urge novas medidas de melhoria e valorização dos cuidados de saúde primários", que, por conseguinte, "irão reduzir as listas de espera, as idas às urgências e melhorar a qualidade de vida dos utentes e dos profissionais da área da saúde". De caminho, pedem mais "benefícios sociais" para os profissionais.
Caso venha a eleger representação no parlamento madeirense, o PAN Madeira compromete-se a pugnar por um "reforço significativo no orçamento da Região para a saúde", bem como por "auditorias externas ao funcionamento do SESARAM, com vista ao reconhecimento real de todos os problemas". "É fundamental que os e as madeirenses tenham um acesso digno e com qualidade à saúde". conclui o partido.