Madeira

PSP promete estratégia regional no encontro com Ireneu Barreto

Director nacional defende que os apoios do Governo Regional enquadram-se num contexto de responsabilidade partilhada

None Ver Galeria

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, recebeu, ao início da tarde de hoje, o director nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Palácio de São Lourenço no Funchal. Após um encontro produtivo, o superintendente-chefe José Barros Correia afirmou que durante o encontro pretendeu explicar, a Ireneu Barreto, “o caminho que a PSP pretende fazer na Madeira. Tal como tive a oportunidade de explicar ao representante da República, a definição de uma estratégia em relação à Madeira será definida com os agentes que trabalham na Região”.

Questionado sobre se os apoios do Governo Regional simbolizam uma carência do papel do Estado em relação à PSP, o superintendente-chefe José Barros Correia recusa contribuir para essa discussão. “É natural que a preocupação com a segurança seja uma responsabilidade partilhada entre vários autores, onde se incluem todas as instâncias que tenham vontade e disponibilidade de apoiar”, ressalva o director nacional da PSP. Recorde-se que o Governo Regional formalizou, ontem, a entrega de 3 novas viaturas ao comando regional da PSP.

A Região tem alertado para a construção das novas esquadras da PSP em vários concelhos como Ponta do Sol, Santa Cruz, Machico e Porto Santo. Neste sentido, o director nacional da PSP revela que esta realidade já lhe foi transmitida e explicada pelo comandante regional da PSP. “A concretização desses projectos torna-se uma urgência não só para os agentes da PSP, como também para os cidadãos”, afirmou o superintendente-chefe José Barros Correia.

Sobre que papel procurará ter junto do Governo da República para solucionar esta carência, o director nacional da PSP lembra que tomou posse há poucos dias e não quer colocar prazos quanto à concretização das obras. “Não quero adiantar para já o que vai acontecer. Não é oportuno dizer alguma coisa, antes de conhecer os processos e avaliá-los”, explica. O superintendente-chefe José Barros Correia sublinha ainda que os processos podem eventualmente sofrer alguma redefinição quanto às prioridades. “Este é um caminho que quero percorrer com os comandantes”, promete.

No encontro com o representante da República, o director nacional da PSP fazia-se acompanhar pelo comandante regional da PSP, o superintendente-chefe Luís Simões. O encontro durou pouco mais de 30 minutos. Durante o dia de hoje, o director nacional da PSP participará ainda na celebração do 145º aniversário do Comando Regional da Madeira da PSP, que arranca às 15h00. A celebração contará ainda com a presença do representante da República, Ireneu Barreto, do presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues e do secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia.