5 Sentidos

‘Portugal na História - Uma Identidade’ vence Prémio John dos Passos 2023

None

‘Portugal na História - Uma Identidade’, de João Paulo Oliveira e Costa (2022), foi a obra vencedora da sexta edição do Prémio John dos Passos, este ano dedicado à modalidade ensaio histórico ou literário. O autor, que é professor catedrático do departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, foi agraciado com um prémio monetário no valor de 7.500 euros.

O anúncio foi feito, ao início da tarde desta quarta-feira, numa cerimónia presidida pelo secretário regional de Turismo e Cultura, na qual marcaram também presença a directora regional da Cultura, Teresa Brazão, o coordenador do Centro Cultural John dos Passos e presidente do júri do prémio, Bernardo Vasconcelos, o reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes e o director da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Pedro Serra.

A obra escolhida notabilizou-se entre 13 candidaturas (numa fase final) dada a sua “pertinência do tema numa época em que se coloca a questão da identidade individual e colectiva no contexto das múltiplas identidades e do diálogo com o outro”, conforme realçou o presidente do júri.

“O prémio existe porque entendemos que o mérito deve ser a base do reconhecimento”, realçou por seu turno Eduardo Jesus, sublinhando que este prémio literário “além de evocar nome John Dos Passos” – escritor de referência norte-americano descendente de madeirenses da Ponta do Sol – dá “amplitude e visibilidade à Madeira”.

Refira-se que podem concorrer ao Prémio John dos Passos escritores, não só madeirenses, mas de todo território nacional (caso do vencedor desta edição) desde que com obras em língua portuguesa.

“É muito importante que uma referência da literatura nacional possa estar referenciada num prémio que é de um centro cultural regional”, reforçou o governante com a tutela a Cultura.

Refira-se que a cerimónia de entrega do prémio a João Paulo Oliveira e Costa terá lugar, em data e local a anunciar.

O Prémio John dos Passos – que visa contribuir para o estímulo à criação literária de ficção e não ficção em português – foi retomado em 2019, em regime bienal e com alternância de modalidades — modalidade ensaio histórico ou literário e modalidade literária – prosa de ficção — pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC) e premeia sempre obras publicadas no biénio anterior ao ano a que respeita.

Nas duas últimas edições, foram premiadas as obras ‘O Século dos Prodígios – A Ciência no Portugal da Expansão’, de Onésimo Teotónio Almeida, de 2919, na Modalidade Ensaio Histórico ou Literário e ‘Oração a que faltam joelhos’, de Jacinto Lucas Pires, de 2021, na Modalidade Literária – Prosa de Ficção.

A próxima edição do Prémio John dos Passos acontece em 2025 e contempla a modalidade literária – prosa de ficção.

Sinopse do livro 'Portugal na História - Uma identidade'

"O livro que tem em mãos é uma visão de conjunto - uma explicação para a existência de Portugal ao longo da História. Privilegiando um olhar que apreende um sentido global, apresenta um enquadramento da história do país no mundo, demonstrando também como a História está à vista de todos e não apenas na inacessibilidade da erudição académica.

O autor remete-se à tarefa do historiador ensaísta que apenas procura explicar o que aconteceu e que possibilitou que uma minúscula população, heterogénea e imperfeita como todas, baseada num pequeno território, sobreviva autonomamente há quase 900 anos, possua um forte sentimento de pertença coletiva há mais de 600 anos, e tenha produzido uma língua própria que se tornou uma das mais faladas da humanidade.

Um ensaio historiográfico de geoestratégia que não vê Portugal ao longo do Tempo através de uma sucessão de imagens captadas por lentes telescópicas ou microscópicas, mas apresenta antes o nosso país pela perspectiva de uma grande angular".