Pássaro deixou capital da Guiné-Bissau sem electricidade e água
A capital da Guiné-Bissau ficou várias horas sem eletricidade e água canalizada devido a uma avaria alegadamente provocada por um pássaro, que os técnicos estão a tentar resolver, informou a empresa responsável pelo serviço.
A partir das cerca das 18:30 (hora local) Bissau ficou sem luz e, consequentemente sem água canalizada, o que levou a empresa Eletricidades e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) a emitir um "comunicado urgente" aos clientes.
A empresa comunica, na página oficial da Internet que a falha no fornecimento se deve "ao pouso de um pássaro de grande porte" no equipamento de distribuição de energia.
A capital guineense é abastecida de energia elétrica através de uma central flutuante (navio) de uma empresa turca, que presta esta serviço à Guiné-Bissau e outros países africanos.
Segundo informa a empresa estatal responsável pelos serviços de eletricidade e água, o corte que se verifica em Bissau resulta de "um disparo nos grupos do barco da empresa produtora de energia KARPOWER, devido à pouso de pássaro de grande porte na torre que liga o barco à central elétrica".
"Neste momento os técnicos estão a fazer a manutenção para o restabelecimento da energia e, assim que for possível, informaremos da evolução dos trabalhos", acrescenta.
Parte da população da capital guineense está a colmatar a falha nos serviços com recursos a geradores que já foram a fonte principal de energia até o Governo ter assinado, há cerca de cinco anos, o acordo com a empresa turca para fornecimento através da plataforma flutuante.