Madeira

Governo Regional investe mais de 1,8 milhões de euros em meios para a PSP

Comando Regional recebeu, esta manhã, três viaturas

None Ver Galeria

Rogério Gouveia adianta que o investimento enquadra-se no protocolo de colaboração com a PSP

O secretário regional das finanças, Rogério Gouveia, formalizou hoje a entrega de três viaturas à Polícia de Segurança Pública (PSP) da Região. Nas instalações do comando regional da PSP, no campo da Barca no Funchal, o governante revelou que este investimento rondou os 125 mil euros e advém de verbas do Orçamento da Região. De acordo com o próprio, o protocolo de colaboração entre o Governo Regional e a PSP implicou já um investimento de 1,8 milhões de euros, sendo que mais 1 milhão de euros em fase de contratação ou de concretização será ainda entregue ao comando regional da PSP.

Questionado sobre se este apoio está relacionado com uma possível substituição ao papel do Estado, Rogério Gouveia assume o investimento até agora realizado tem apenas uma dimensão de apoio. Apesar de o executivo regional não ter a tutela da segurança interna, “o Governo Regional faz questão de apoiar o comando regional. Não se trata de substituirmos o Estado, trata-se de complementar aquele que é o papel do Estado, não desonrando o seu papel e responsabilidade”, reitera o secretário regional das finanças.

O responsável adianta ainda que o Governo Regional tem assumido o compromisso de contribuir para a melhoria dos meios e das condições de trabalho dos agentes de segurança pública e que esse compromisso é para manter no futuro. “É essencial que a PSP tenha uma frota eficiente e de meios informáticos que aumentem a produtividade e que libertem os agentes das tarefas burocráticas e os levem fazer o que realmente gostam: estar próximos da população e estarem ao serviço da mesma”, defende Rogério Gouveia. O secretário regional das finanças espera ainda que a existência de um novo sistema de contra-ordenações e as obras das novas esquadras na Região sejam muito em breve uma realidade

De acordo com Rogério Gouveia, o compromisso assumido entre o Governo Regional e a PSP também se enquadra no objectivo de continuar a manter a Madeira como um destino seguro. Além destas 3 viaturas entregues, existem procedimentos em curso no sentido de a PSP contar em breve com mais 12 carros-patrulha e mais 4 carros descaracterizados. Na entrega destas 3 novas viaturas também estiveram presentes o director nacional da PSP, superintendente-chefe José Barros Correia, e o comandante regional, o superintendente-chefe Luís Simões.