5 Sentidos

Morreu Steve Harwell, antigo vocalista dos Smash Mouth

None

O músico Steve Harwell, vocalista e cofundador dos Smash Mouth, morreu hoje, aos 56 anos, em Boise, Idaho, nos Estados Unidos, informou o agente da banda citado pela revista Rolling Stone.

De acordo com o jornal The New York Times, Harwell morreu de insuficiência hepática, e encontrava-se a receber cuidados paliativos. Harwell afastara-se dos palcos em 2021, por motivos de saúde.

Nascido em 1967, Steve Harwell fundou os Smash Mouth na Califórnia, em 1994, com Kevin Coleman, na bateria, Greg Camp, na guitarra, e Paul De Lisle, no baixo, apostando numa sonoridade pop-rock, com apelo ao ska e ao punk.

Dos elementos fundadores dos Smash Mouth, apenas De Lisle permanece na banda, com Zach Goode como vocalista.

"Walkin' on the Sun", de 1997, foi um dos primeiros sucessos dos Smash Mouth, a que se seguiu "All Star", em 1999, que os levou aos 'tops' e à nomeação para os Grammy, depois de incluído na banda sonora de "Shrek", a par da sua versão do clássico dos The Monkees "I'm a Believer".

A agência Associated Press recorda que Harwell deixou o grupo em outubro de 2021, depois de um concerto no estado de Nova Iorque, em que insultou o seu público.

Cerca de um ano antes, em plena pandemia de covid-19, Harwell desprezara o risco da doença durante um concerto no Dakota do Sul, que esteve na origem de um recrudescimento de casos de infeção neste estado e nos estados vizinhos, segundo os números então divulgados pelo Departamento de Saúde local.

No comunicado hoje divulgado, o agente referiu-se a Harwell como um cantor "de voz icónica", que "viveu uma vida a todo vapor".

Segundo o agente, os Smash Mouth venderam cerca de dez milhões de álbuns a nível global.

A banda atuou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, em maio de 1998.