Regionais 2023 Madeira

PS diz que "propaganda não resolve problemas de saúde dos madeirenses"

Sérgio Gonçalves acusa Governo de "apagão deliberado de várias especialidades clínicas"

None

Sérgio Gonçalves elege a "garantia do acesso aos cuidados de saúde por parte de todos os madeirenses" como uma das grandes prioridades do seu Governo, caso vença as eleições do próximo dia 24. Isto, porque o líder dos socialistas considera o setor da Saúde como "o grande falhanço da governação do PSD".

"Como se já não bastasse a duplicação das listas de espera desde que Miguel Albuquerque chegou ao Governo", o presidente do PS-Madeira voltou a manifestar a sua preocupação em relação às consequências do ataque informático de que o Serviço de Saúde foi alvo, "isto depois de o Executivo ter propagandeado o investimento de milhões de euros em cibersegurança", apontou.

“Estamos perante uma situação de extrema gravidade, já que não só ficaram postos em causa os dados pessoais de milhares de madeirenses, como se instalou o caos nos serviços, privando os utentes do acesso a diversos procedimentos e cuidados de saúde”, sublinhou Sérgio Gonçalves, à margem de uma iniciativa de pré-campanha promovida na freguesia de Santo António.

O líder socialista acusa a tutela de "tentar passar uma imagem de aparente normalidade com anúncios do restabelecimento de serviços quase diários e a 'conta-gotas', quando as pessoas sentem na pele que isto não é verdade e continuam com restrições no acesso a diversas áreas".

“Depois do apagão deliberado de várias especialidades clínicas, com o intuito de mascarar o fracasso governativo na resolução do problema das listas de espera, a situação agravou-se substancialmente agora, por muito que o executivo tente mostrar o contrário”, denuncia.

Sérgio Gonçalves sublinha que "este Governo já mostrou não ser capaz de responder aos problemas da população" e apela ao voto de confiança no Partido Socialista, "para que tenha a oportunidade de mostrar que pode fazer diferente e melhor".

O candidato do PS assegura que "a implementação dos tempos máximos de resposta, efetivamente transparentes, será uma realidade com o executivo socialista, sendo que, se o prazo clinicamente adequado for ultrapassado, as pessoas poderão recorrer ao privado a expensas do público". Tudo isto, "sabendo sempre que posição ocupam na lista de espera e qual a previsibilidade de verem o seu problema resolvido", garante.

Por outro lado, o presidente do PS promete "a cobertura de médico e enfermeiro de família para toda a população", algo em que, nota, “o Governo Regional falhou redondamente, vindo agora a empurrar a solução para a frente, voltando a prometer esta medida para 2024".

No campo da Saúde, volta ainda a assegurar que, "com o Governo do PS, as urgências de Santana e Porto Moniz serão reabertas 24 horas por dia".