Xarabanda apresenta álbum “Braguinha Lírico” de Paulo Esteireiro no próximo dia 6 de Setembro
A Associação Musical e Cultural Xarabanda apresenta a sua edição mais recente, "Braguinha Lírico", um álbum musical de originais e versões de Paulo Esteireiro, no próximo dia 6 de Setembro, quarta-feira, às 15h. A cerimónia decorrerá na sede da Associação Xarabanda (Travessa das Capuchinhas n.º 4) e a apresentação estará a cargo do músico Mário André Rosado (Banda D’Além). As receitas da venda deste CD visam exclusivamente apoiar atividades da associação.
O álbum “Braguinha Lírico” tem como ponto de partida o mundo sonoro e literário da tradição madeirense. No coração deste álbum está assim o braguinha, um instrumento característico da Madeira, tocado aqui por Paulo Esteireiro, que é simultaneamente intérprete e o autor das músicas e letras.
Complementando as belas melodias e arranjos para braguinha, temos a voz inconfundível do talentoso músico Mário André Rosado. A sua voz poderosa e cativante dá vida e uma enorme expressão a cada faixa deste álbum, conectando-se com a essência lírica e emocional de cada composição. Desde o fado, uma expressão musical profundamente enraizada na cultura portuguesa, até à mourisca e a uma cantiga de embalar, Mário André Rosado transporta os ouvintes para um mundo de sensações e experiências únicas. Além disso, é possível mergulhar numa música instrumental, inspirada nas danças de salão da Madeira do século XIX, com uma nova versão moderna que nos transporta desses tempos de elegância e requinte, para o tempo atual. O álbum termina com uma faixa instrumental que junta o braguinha à sonoridade do órgão, numa música de cariz religioso.
"Ao embarcar nesta jornada musical, somos levados da Madeira para outras fronteiras geográficas, desde a morna de Cabo Verde, ao jazz americano, passando pelo fado lisboeta, sempre tendo como ponto de partida a cultura madeirense e as suas tradições musicais, oferecendo uma visão contemporânea dessa rica herança", refere a nota de imprensa.
O álbum foi gravado no Paulo Ferraz Studio nos meses de Junho e Julho. Conta ainda com arranjos do músico madeirense João Caldeira, a participação especial do saxofonista Francisco Andrade em Valsa 18 (Cândido Jazz), o virtuosismo harmónico do organista António Esteireiro (Santo Expedito) e a produção musical do próprio Paulo Ferraz.
Além da versão em CD, as músicas do álbum também estão disponíveis nas principais plataformas online (iTunes, Apple Music, Spotify, Amazon Music, entre outras).