Iniciativa Liberal propõe Portal da Transparência com dados sobre listas de espera na Saúde
O Iniciativa Liberal considera que os madeirenses têm direito de saber como está a sua saúde e, por isso, propõe que o Portal da Transparência que pretende criar contenha os números reais das listas de espera da saúde, actualizados diariamente.
O partido, através da sua candidata número 2 Carla Chatterly, afirma que ao longo dos últimos anos questionou, por diversas vezes as autoridades regionais sobre a Saúde, mas que os números que surgiram "cheiravam a manipulação por todo o lado".
O “conveniente” momento, resultado do ciberataque ao SESARAM, faz com que não se possa saber nada sobre o panorama actual das listas da saúde. Carla Chatterly
O partido deixa no ar as seguintes questões: "Quantos exames complementares de diagnóstico, da medicina física e de reabilitação às análises clínicas, passando pela radiologia, endoscopia, gastroenterológica, cardiologia, anatomia patológica ou pneumologia, entre outros, foram adiados ou cancelados? Quais as quebras no recurso aos serviços de urgência nestes meses? Quantas consultas em todas as valências foram adiadas? Quantas juntas médicas deixaram de ser feitas? A que ritmo estão a funcionar os cuidados de saúde primários, primeira linha de combate à doença? Rastreios, exames de diagnóstico, referenciação hospitalar? Por via disto, quantos casos se calculam terem ficado por identificar? Quantos serviços dos Centros de Saúde deixaram de ser prestados? Como estão os índices de qualidade de atendimento dos utentes? E cirurgias adiadas? E canceladas? Reabilitação? Fisioterapia?".