Regionais 2023 Madeira

JPP critica PSD e CDS por se preocuparem com a população apenas nas vésperas de eleições

None

O JPP teceu, hoje, duras críticas ao PSD e ao CDS pela demora na implementação do passe único e lembrou as promessas que têm vindo a ser feitas em relação a esse assunto por Rui Barreto. Paulo Alves afirma que depois do CDS entrar no Governo, a pretensão passou a ser apenas uma “boa intenção” que, até agora, só figura no papel.

A promessa do passe único surgiu em Dezembro de 2019, juntamente com a de que haveria uma revolução nos transportes públicos na região, pois a Secretaria Regional tutelada por Rui Barreto estava a preparar a implementação de um passe único para a Região.

"Acontece que em Outubro de 2021 o Governo decidiu adiar a Concessão de Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Região Autónoma da Madeira e determinar o prazo de entrega de propostas", explica o JPP, acrescentando que em Dezembro desse mesmo ano, a promessa do passe único passou para o Verão seguinte, ou seja, em 2022.

Já "em Setembro de 2022, quase um ano depois das afirmações de Rui Barreto, o Governo adjudicou a concessão de serviço público de transportes, a duas empresas, uma para a zona Oeste e outra para a zona Leste e Porto Santo. Estes contratos, de um valor de 156 milhões de euros, com 23 milhões para indemnizações compensatórias, são para 10 anos, ou seja, previa-se até 2032". No entanto, "Em Outubro desse mesmo ano, a decisão final sobre o concurso público para concessão do transporte público de passageiros foi adiada pelo facto de uma das empresas concorrentes ter contestado por ter sido excluída. Foi adiada uma medida que estava prevista avançar em Agosto de 2022".

A promessa volta a surgir em Abril deste ano, "ou seja, uma boa intenção que continua no papel". 

Para terminar esta “novela dos transportes públicos”, recentemente veio o Governo Regional PSD/CDS e a candidatura destes partidos às Regionais, prometer o passe único para Julho de 2024! Ou seja, uma legislatura a governar e não conseguiram implementar o passe único na Região, fazendo com que esta fosse apenas mais uma promessa eleitoralista que não foi cumprida! Agora, anunciam como se fosse uma “nova medida” do PSD e CDS, para iludir o Povo. Face a esta política de promessas para iludir a população, o JPP lamenta que o PSD e CDS, que governam a Região, apenas se preocupam com os reais problemas da população em vésperas de eleições, prometendo e depois não cumprindo o que prometem! Paulo Alves, JPP