Madeira

Cota 200 foi inaugurada há 23 anos

Consulte as edições de 4 de Setembro de 2000 e de 1999 neste ‘Canal Memória’

None

Na rubrica ‘Canal Memória’ desta segunda-feira revisitamos a edição impressa de 4 de Setembro de 2000, quando se noticiava a inauguração da Cota 200, no Funchal. Na época, Alberto João Jardim assumia que não existiam obras perfeitas.

Falamos de cerca de 3.600 metros que eram assim ‘anexados’ à via rápida, correspondentes ao troço entre o nó do Pilar e o nó da Pestana Júnior, que foram percorria a pé em cerca de uma hora. Esta foi uma obra que custou 17 milhões e meio de contos, sem qualquer comparticipação do Estado ou da União Europeia.

Esta foi uma inauguração decorrida num domingo, sendo que no sábado seguinte contava-se realizar a inauguração do troço Santa Catarina – Porto Novo, concluindo assim a ligação da via rápida entre o Aeroporto e a Ribeira Brava. Numa outra fase esperava-se a extensão da mesma até ao Caniçal.

Ney Matogrosso antecipava espectáculo na Madeira

Ainda nessa mesma edição, o artista Ney Matogrosso antecipava aquele que seria o seu concerto, nessa noite, no Madeira Tecnopólo. Na altura contava já com 28 anos de carreira e essa seria a primeira vez que actuaria na Região, no âmbito das celebrações de inauguração do novo aeroporto da Madeira.

Incêndio em barco matou criança ao largo do Porto Novo

A edição de 4 de Setembro de 1999 deu conta de um incêndio que deflagrou a bordo de uma embarcação, ao largo do Porto Novo, resultando na morte de uma criança de apenas 10 anos. O menino acompanhava o pai e um outro homem, que pescavam potas, quando o barco explodiu, sendo que as chamas se propagaram rapidamente.

A criança estaria a dormir quando tudo aconteceu, pelo que foi impossível retirá-lo do interior da embarcação, que acabou por afundar. Os dois homens conseguiram alcançar a canoa que era rebocada na lancha e assim permanecer a salvo até serem resgatados pela lancha de socorro do aeroporto.