Acidente de camião com amoníaco no Illinois causa pelo menos cinco mortes e evacuação em curso
As autoridades confirmaram hoje que estão a analisar um acidente com um camião-tanque que transportava uma substância tóxica, em Ilinóis, Estados Unidos, que resultou em "múltiplas mortes" (em recente actualização aponta-se para a morte de cinco pessoas, três adultos e duas crianças) e condições atmosféricas perigosas que levaram à retirada dos residentes.
Jennifer Gabris, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, disse que as autoridades estão a investigar o incidente ocorrido perto de Teutopolis.
Bombeiros, polícia e outras equipas de emergência que convergiram para o local na noite de sexta-feira ainda estavam hoje no local para tentar conter a nuvem de amoníaco anidro que saía do camião-tanque tombado.
"Temos muitos bombeiros corajosos, paramédicos, especialistas em materiais perigosos e polícias que estão a trabalhar no local", disse o xerife do condado de Effingham, Paul Kuhns, em conferência de imprensa.
As autoridades não disseram exatamente quantas pessoas morreram ou ficaram feridas.
"Lamento dizer que temos múltiplas mortes", disse Kuhns.
A porta-voz da Polícia do Estado de Ilinóis, Melaney Arnold, disse que as autoridades inicialmente pensaram que havia cinco mortes, mas que essa informação foi prematura.
O acidente, que envolveu vários veículos, incluindo o camião-tanque, aconteceu cerca de 800 metros a leste de Teutopolis, na estrada 40 dos EUA, na sexta-feira, por volta das 21:25, disse a Polícia Estadual de Ilinóis em comunicado.