DNOTICIAS.PT
Turismo Madeira

Madeira 'Melhor Destino Insular da Europa' pela 9.ª vez

None
Foto shutterstock

A Madeira acaba de vencer o prémio ‘Melhor Destino Insular da Europa’ (‘Europe's Leading Island Destination’) dos ‘World Travel Awards'. Trata-se da nona vez que a Região conquista a distinção. 

Nomeadas para o prémio estavam 11 ilhas: Açores, Maiorca e Canárias (Espanha), Creta e Cíclades, Ilhas Egeias (Grécia), Chipre, Guernsey e Jersey (Reino Unido), Malta e ainda Sardenha e Sicília (Itália).

O secretário regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira considera ser “importante a Madeira conquistar o prémio de ‘Melhor Destino Insular da Europa’ pela nona vez, contribuindo, desta forma, para dar "mais consistência ao reconhecimento que a Região atingiu em todo o mundo”.

Eduardo Jesus sublinha que a distinção “deve encher de orgulho todos quantos trabalham no Turismo na Região, assim como os residentes que vêem a sua terra ser continuamente valorizada internacionalmente e, igualmente, os milhares de viajantes que nos visitam, que, assim, valorizam ainda mais o seu destino de férias.”

O reconhecimento junta-se à eleição de 'Melhor Destino Insular do Mundo' também da World Travel Awards conquistada por oito anos consecutivos (2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016, 2015). 

Os ‘World Travel Awards’, criados em 1993 e atribuídos anualmente para reconhecer, premiar e celebrar a excelência de todos os setores chave das indústrias de viagens, turismo e hospitalidade. Constituem um dos principais galardões nos diferentes setores que constam de listas restritas e são atribuídos depois da votação online do público e de profissionais do turismo.

Na 30.º cerimónia dos World Travel Awards, que decorre em Batumi, na Geórgia, Portugal venceu o prémio de 'Melhor Destino Turístico da Europa'. Nesta edição o País arrecadou um total de 17 prémios europeus entre as várias categorias. Em destaque a cidade do Porto considerada, 'Melhor Destino City Break da Europa', o Algarve, vencedor do 'Melhor Destino de Praia da Europa', Lisboa como 'Melhor Destino de Cidade da Europa', a Madeira, o 'Melhor Destino Insular da Europa' e os Passadiços do Paiva, em Arouca, como 'Europe's Leading New Tourist Attraction 2023'.

Para o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda: "O prémio é um reconhecimento internacional de Portugal, das empresas, dos seus trabalhadores e dos portugueses. É uma distinção que enaltece a excelência do nosso turismo e a sua singular recuperação após a pandemia. Portugal, em todo o seu território, é o melhor destino europeu. Felicito também todas as empresas e territórios que, em diferentes categorias, foram igualmente premiadas".