DNOTICIAS.PT
Madeira

UMAR lança estudo para conhecer “causas dos flagelos sociais”

Lançamento aconteceu na sede Assembleia Municipal do Funchal

None

A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) vai realizar um estudo de diagnóstico de caracterização dos Jovens e Famílias do Município do Funchal. Na sessão de lançamento que decorreu esta tarde na sede da Assembleia Municipal, a coordenadora regional do UMAR, Joana Martins, revelou que o objectivo passa por contribuir para o conhecimento da realidade social dos jovens a partir dos 12 anos e dos adultos residentes na cidade. “Queremos conhecer as causas de alguns flagelos sociais”, acrescentou.

Através do preenchimento de um questionário online, individual e anónimo, a recolha de dados decorrerá entre o dia de hoje e o dia 27 de Janeiro de 2024. Qualquer residente com 18 anos pode responder ao questionário. Após o consentimento informado prévio assinado pelos encarregados de educação, os menores também o poderão preencher. Os resultados finais serão publicados até ao final de Junho do próximo ano e a associação prevê uma amostra de cerca 1.000 funchalenses.

Além do género e da distribuição por freguesia, as variáveis incluídas abrangem a situação laboral, os rendimentos, a escolaridade, a partilha de tarefas domésticas e o consumo de álcool e/ou drogas. O estudo de diagnóstico de caracterização dos Jovens e Famílias do Município do Funchal prevê ainda analisar variáveis como os diferentes tipos de violência, o assédio sexual e moral, bem como outros tipos de discriminação e preconceitos.

Este texto foi elaborado pelo estagiário João Pedro Santos, sob a supervisão do editor-executivo João Filipe Pestana