Arraial promete enchente no Rosário
Fé levou mais fiéis ao dozenário
A Festa da Nossa Senhora do Rosário, que se realiza entre hoje e domingo nesta freguesia, promete arrastar uma multidão ao concelho de São Vicente para o encerramento das festas de Verão.
O pároco do Rosário, Luís Miguel Pedreiro, admite que muita gente já mostrou interesse em participar neste arraial que se assinala sempre no primeiro fim-de-semana de Outubro, referindo-se não só a pessoas da localidade, mas também de fora da freguesia. Disse ainda que, mais do que a festa em si, nota que as pessoas continuam a ter fé na padroeira, pois garante que “houve muito mais gente a participar no dozenário (doze missas em honra da Nossa Senhora) este ano.
“Temos notado uma grande afluência de pessoas, mais do que nos outros anos. Há muita gente com fé, que tem as suas promessas e que vem agradecer graças concebidas”, confessou, lembrando que a última missa do dozenário tem lugar este sábado.
Luís Miguel Pedreiro recordou ainda que esta festa é celebrada desde 1643, ou seja há 380 anos que há registo dos primeiros romeiros nesta festividade que “ganhou fama por toda a ilha”. Explicou também que o facto de as missas serem transmitidas em directo tem sido do agrado de muitos emigrantes que gostam sempre de recordar as tradições da terra.
Quanto ao programa, hoje a missa será celebrada às 20h30, depois do terço, havendo animação a cargo do grupo musical ‘Os de Passagem’, às 2h30, e do DJ Sérgio Soares.
Amanhã, pelas 13h, há a romagem pelos sítios com a banda filarmónica da Casa do Povo de São Vicente e recolha das ofertas para o bazar e com missa, às 20h30. A festa será animada pelo Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova, pelas 22h, pelo cantor Álvaro Florença, às 23h, seguido de fogo-de-artifício. O Dj Hugo Basílio continua a música noite dentro.
No domingo, há missa às 13h e o Grupo de Folclore Monte Verde vai actuar às 16 horas. Por fim, sobe ao palco João Vinagre, às 19h30.