DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Aviso amarelo para tempo quente estendido até às 23h00 de domingo

None

A persistência de valores elevados da temperatura máxima no Arquipélago da Madeira, que levara o IPMA a emitir um aviso amarelo para tempo quente durante os próximos dias, levou igualmente a autoridade meteorológica nacional a prolongar o período de vigência até às 23h00 de domingo.

Assim, já estando em vigor desde ontem à tarde, mas vigorando na altura do primeiro aviso apenas até às 18 horas, esta madrugada o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou o aviso por mais 5 horas.

A costa norte e a costa Sul da ilha da Madeira e a ilha do Porto Santo - o aviso exclui as regiões montanhosas da Madeira - estão assim a passar por um período de aumento do calor, numa espécie de último suspiro do Verão, numa altura em que estamos praticamente em Outubro, nos inícios de Outono.

Refira-se que os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria também estão desde hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente. "O IPMA emite o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", informa uma nota da Lusa dando conta destes três avisos e do da Madeira.

Perante este cenário, o IPMA emitira na quarta-feira uma informação especial, apenas para o Continente, dando conta que "a partir de sexta-feira, dia 29 de Setembro, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por uma intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental, promovendo uma situação de estabilidade atmosférica, à qual se associa o transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, até ao território do continente".

Reforçando que "dadas as previsões atuais, espera-se que este episódio persista pelo menos até dia 3 de Outubro, havendo maior incerteza na situação meteorológica a partir desse período, em especial no noroeste do território. Todavia, é provável o cenário da influência desta crista anticiclónica persistir, e assim o episódio de tempo quente se prolongar por mais dias, em especial na região Sul, não se descartando desta forma que venha a ser registada uma onda de calor". Esta previsão pode afectar igualmente a Madeira.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo