520 toneladas de alimentos foram "salvos" pelo Banco Alimentar da Madeira em 2022
Instituição madeirense está no 'top 5' das que mais recolhem alimentos de excedentes no território nacional
Assinala-se hoje o Dia Internacional da consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, data que é celebrada anualmente desde 2019 e que tem como objectivo sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício dos alimentos.
A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira, Fátima Aveiro, em declarações ao DIÁRIO, expressou preocupação em relação ao desperdício alimentar existente na Região, destacando que é uma questão global de grande magnitude, com implicações tanto políticas quanto sociais.
Nesse aspecto, Fátima Aveiro enalteceu a necessidade de uma melhor redistribuição da produção de alimentos e, citando dados oficiais, afirmou que a produção alimentar global é suficiente para atender às necessidades daqueles que sofrem com a fome em todo o Mundo.
Quanto à missão específica do Banco Alimentar na Madeira, a dirigente compartilhou dados de 2022, indicando que a organização conseguiu recolher 520 toneladas de alimentos excedentes de retalhistas e grossistas, evitando assim que esses alimentos fossem enviados para o lixo.
Nós só podemos dar os dados relativamente aos excedentes que nós recebemos todos os dias dos retalhistas e grossistas que fazem doações regulares ao Banco Alimentar, e estamos a falar, em 2022, de 520 toneladas de alimentos que, se não fossem recolhidos pelo Banco Alimentar, teriam como destino final o lixo Fátima Aveiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira
Em termos de comparação com outras entidades idênticas, a instituição madeirense está entre os cinco, em termos de recolha de alimentos excedentes, contribuindo assim para evitar que esses alimentos sejam desperdiçados.
O Banco Alimentar da Madeira está entre os primeiros cinco bancos alimentares que mais recolhem alimentos excedentes (....). Está provado que desperdiçamos cerca de 20% dos alimentos que colocamos no prato. Fátima Aveiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira
A dirigente constatou que existe ainda outro tipo de desperdício, que é considerado o maior, e que ocorre no seio das famílias, com cada português a desperdiçar cerca de 500 quilos de alimentos por ano. "Mas neste tipo de desperdício, o Banco Alimentar não pode controlar, nem controla, nem está no seu âmbito ter essa informação", referiu.
Questiona sobre a consciencialização da população madeirense em relação ao desperdício alimentar, Fátima Aveiro mencionou que é algo que tem aumento, sobretudo devido ao aumento dos preços dos alimentos e às iniciativas educacionais promovidas pelo Governo Regional, associações e escolas.
Devido ao aumento significativo do preço dos produtos alimentares, as pessoas compram menos produtos porque o preço é alto. Com isso reduzem a quantidade de alimentos que servem à sua refeição e aí também se reduz o desperdício alimentar. Fátima Aveiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira
Por fim, Fátima Aveiro insta as pessoas a se comprometerem com a redução do desperdício alimentar, tanto como cidadãos quanto através do apoio político global à redistribuição equitativa da produção de alimentos.
Não podemos aceitar que num mundo que produz alimentos que chegariam para toda a população, ainda existam franjas, em vários países, de pessoas e de crianças que estão subnutridas e morrem por não terem alimentação. Tem de haver um compromisso de nós, como cidadãos, a fazer da nossa parte, mas também tem de haver um compromisso político global que declare guerra contra a desperdício alimentar Fátima Aveiro, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira
Durante o dia, e como forma de assinalar esta efeméride e alertar as pessoas para a temática, o Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira vai promover um conjunto de actividade, entre os quais a assinalatura de um protocolo com a Universidade da Madeira (UMa).
"Vamos divulgar alguns jogos pedagógicos, sensibilizar a população jovem e a sociedade em geral para esta questão do desperdício alimentar", disse esclarecendo que os jogos pedagócios foram desenvolvidos em cooperação com a UMa. Além disso, a parceria também vai passar a contemplar "a cedência gratuita de auditório, de espaço para exposições e, sobretudo, tem a ver com o desenvolvimento de jogos na área da educação para a aplicação em escolas e alunos para sensibilizar e educar para a questão do desperdício alimentar".
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 9h30 - Cerimónia de abertura do evento alusivo ao Dia Mundial do Coração, com presença de Pedro Ramos, no Auditório do Museu de Eletricidade - Casa da Luz, Funchal.
- 10h00 - Greve na comarca da Madeira , decretada pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais;
- 11h00 - Miguel Albuquerque participa nas celebrações do aniversário da Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Caniço;
- 11h00 - JPP com acção política junto à saída da Via Expresso na Maloeira, Fajã da Ovelha;
- 11h30 - CDU realiza iniciativa em defesa do direito à habitação e de combate à especulação;
- 12h00 - 1.º Concerto de Música clássica, na Sé do Funchal;
- 14h00 - Macaronight 2023 – Noite Europeia do Investigador da Macaronésia, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas.
- 14h30 - Apresentação Oficial do Diagnóstico de Caracterização dos Jovens e das Famílias no Funchal, na Sala da Assembleia Municipal;
- 16h30 - Apresentação do projeto “Atremar”, com a presença de Eduardo Jesus - Museu Etnográfico da Madeira
- 18h00 - Concerto do programa 'Música nos Museus' - Grupo Musical “Happening”, no Museu Henrique e Francisco Franco;
- 18h00 - Abertura
Oficial da 5.ª Amostra do Maracujá e Derivados, na Ribeira Brava;
- 18h00 - Lançamento do livro 'O Turismo como Fenómeno Global' de João Lemos Baptista, no Museu da Baleia, Caniçal;
- 18h00 - Concerto de Verão' com The Makkinen Blues and Trouble Band, na Torre do Capitão;
- 20h30 - Concerto com Órgão e Flauta de Bisel, na Igreja de Santa Luzia;
- 21h00 - 1.ª Edição de Enseada Festival de Artes do Funchal, no Auditório do Jardim Municipal do Funchal;
CURIOSIDADES:
- Dia Mundial da Retina, Dia Mundial do Coração e Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar;
- Este é o ducentésimo septuagésimo segundo dia do ano. Faltam 93 dias para o termo de 2023;
EFEMÉRIDES:
1547 - Nasce o escritor espanhol Miguel de Cervantes Saavedra, criador do romance moderno com a "A Vida Aventurosa do Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha", publicado há 400 anos (1604).
1571 - Nasce o pintor italiano Michelangelo Merisi, Caravaggio.
1821 - As Cortes constituintes rejeitam as medidas apresentadas por D. João VI sobre o Brasil. O soberano tentava manter inalterável o sistema colonial.
1829 - A New Scotland Yard é criada em Londres.
1923 - Começa o mandato britânico na Palestina.
1939 - II Guerra Mundial. A Polónia é dividida entre a Alemanha de Hitler e a URSS de Estaline.
1941 - II Guerra Mundial. Holocausto. Começo do massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia. Cerca de 34 mil judeus são aniquilados em dois dias, pelas forças nazis, no início da invasão da URSS.
1944 - São constituídos os Estaleiros Navais do Mondego.
1964 - Surge a personagem de banda desenhada Mafalda, a Contestatária, criada por Quino, no diário argentino Primera Plana.
1967 - Os 106 membros do Fundo Monetário Internacional aprovam, por unanimidade, a reforma do sistema monetário mundial.
1983 - O Conselho de Ministros aprova o decreto-lei que passa a reger a constituição e o funcionamento das cooperativas de interesse público.
- A Microsoft divulga o Word 1.0, a primeira versão do seu processador de texto.
1988 - O Prémio Nobel da Paz é atribuído às Forças de Manutenção da Paz da ONU.
- É lançado o vaivém espacial Discovery, na primeira missão, após a explosão do Challenger em janeiro de 1986.
1990 - Começa a Cimeira Mundial para as Crianças da Unicef, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
2002 - O governo de Israel levanta o cerco ao quartel-general de Yasser Arafat, em Mukata, Ramalah.
2004 - O escritor português António Lobo Antunes é distinguido com o Jerusalém Prize, pela Liberdade do Indivíduo na Sociedade.
2006 - Portugal conquista quatro medalhas, uma de ouro, outra de prata e duas de bronze, nas Olimpíadas Ibero-americanas de Física, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
- Início das emissões do canal de televisão Porto Canal.
2010 - PEC III. José Sócrates e Teixeira dos Santos anunciam as medidas de austeridade para 2011 que vão moldar o Orçamento do Estado. É anunciado um corte nos salários da Função Pública e nas prestações sociais, congelamento das pensões, subida do IVA e do IRC..
2012 - A CGTP enche o Terreiro do Paço, em Lisboa, tornado "do povo" por uma mobilização que a central sindical considera ter sido a maior dos últimos anos.
2013 - Realizam-se eleições autárquicas em Portugal. O PS vence em toda a linha as eleições e ganha a presidência da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.
- O ciclista português Rui Costa sagra-se campeão mundial de ciclismo, ao vencer a prova de fundo nos Mundiais de Florença, em Itália.
- João Sousa torna-se no primeiro tenista português a conquistar um troféu do circuito ATP, ao vencer o torneio de Kuala Lumpur, batendo na final o francês Julien Benneteau, quinto cabeça de série.
2014 - A RioForte Investments, do Grupo Espírito Santo, anuncia ter acordado a venda da sua participada Espírito Santo Viagens (ES Viagens) à empresa suíça Springwater, por um valor não revelado.
2015 - O ex-vice-presidente da FIFA Jack Warner, um dos envolvidos no escândalo de corrupção do organismo, é banido para sempre de toda a atividade relacionada com o futebol.
2016 - A ativista iraquiana Yanar Mohammed, de 55 anos, é distinguida com o Prémio Rafto de direitos humanos pelo trabalho em prol das mulheres e das minorias no seu país.
2017 - Pelo menos 50 pessoas morrem e mais de 400 ficam feridas na sequência de disparos num festival de música 'country' em Las Vegas, EUA.
2019 - O Sporting conquista pela primeira vez a Taça Continental de hóquei em patins ao bater o FC Porto, por 3-2, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
2020 - Um desabamento no Metro de Lisboa provoca ferimentos ligeiros em quatro pessoas e, segundo o município, foi motivado por "um erro" nas obras que decorrem na Praça de Espanha.
- O antigo primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso é nomeado presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI).
2021 - O futebolista português Cristiano Ronaldo passa a ser o jogador com mais jogos na Liga dos Campeões de futebol, num total de 182.
2022 - O Governo decide não renovar a situação de alerta em Portugal Continental devido à pandemia de covid-19.
- O Presidente russo reconhece a independência das regiões ucranianas de Kherson e Zaporijia, no sul da Ucrânia, um passo antes da anexação destes territórios pela Rússia. Vladimir Putin diz que os conflitos na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), incluindo o atual entre a Rússia e a Ucrânia, são "obviamente" o resultado do "colapso da União Soviética".
- O canoísta Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de short race, especialidade de maratonas, sucedendo em Ponte de Lima ao compatriota José Ramalho, no que foi o quinto pódio de Portugal na competição.
PENSAMENTO DO DIA:
Um homem sem honra é pior do que um homem morto Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol