DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal aprovou 800 mil euros em candidaturas do Horizonte Europa e PRR

None

Cristina Pedra destacou, no final da reunião de hoje da Câmara Municipal do Funchal, "a aprovação expressiva em apoios sociais".

Só em vouchers e manuais escolares, em 2023, já pagamos meio milhão de euros em 2023, o que representa um aumento de 93% face a 2021. O somatório do valor investido na Educação, até à data, aumentou 70% e soma 2,5 milhões de euros. Cristina Pedra, vice-presidente CMF

A vice-presidente da autarquia revelou também a aprovação de apoios no campo do subsídio de arrendamento, que já chega presentemente "a 900 pessoas, num total de um milhão e 200 mil euros, o que significa mais 33% face a 2021".

No caso do apoio à aquisição de medicamentos, já são "cerca de 5 mil", as pessoas apoiadas pela edilidade, num total de 1.2 milhões de euros em apoio.

Foi também apoiada a natalidade e família, cujo valor este ano já vai em 250 mil euros e num aumento de 16% face a 2021.

Outra aprovação em relevo na Reunião de Câmara de hoje e no valor global de oitocentos mil euros, refere-se a quatro candidaturas, no quadro dos apoios comunitários Horizonte Europa, mas também PRR, incluindo áreas como tecnologias, digital, eficiência energética, mobilidade urbana. São candidaturas que a CMF "tem vindo sempre a trabalhar".

Foi ainda apresentada uma alteração do regulamento das bolsas municipais ao programa de estágios da câmara  - Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho. Como explicou a vice-presidente, o objectivo é que os estagiários passem a receber, a partir de Janeiro de 2024, o salário mínimo em vez dos actuais 460 euros por mês, até porque são estágios de 35 horas semanais.

Foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento de Avelino Tavares, agente cultural ligado à organização do Funchal Jazz, tendo acompanhado este evento ao longo de 14 anos.