Funchal continuou a ser 'o mais caro' para comprar casa em Setembro
Dados do barómetro do portal Imovirtual comparam vários distritos
O Imovirtual divulgou, hoje, os dados do barómetro referente ao mês de Setembro e que indicam que, o Funchal continuou a ser o distrito mais caro para comprar casa, com um preço médio de venda de 552.267 euros. No extremo oporto está a ilha da Graciosa, que apesar de ter um dos maiores aumentos, era a ilha onde se conseguia comprar casa por menor preço, em Setembro.
Numa comparação com Agosto do ano passado, o Porto Santo aparece em segundo lugar na lista de ilhas com valores mais elevados, passando de 242.577 euros para 379.544 euros, um aumento de 56%. No continente, o distrito com o maior aumento do preço médio de venda em setembro, face a agosto, foi a Guarda.
"De forma geral, avtualmente, está a existir um abrandamento do preço das casas, mas continua a ser cerca de 33.466 euros mais caro comprar casa, do que em Setembro do ano passado. No que ao preço médio de venda diz respeito, verifica-se uma estabilização em Setembro, em relação a Agosto (+1%), fixando-se em 427.395 euros. Em comparação com o período homólogo de 2022, que registou um valor médio de venda de 393.928 euros, há um aumento de +8%, com as casas a ficarem quase trinta e quatro mil euros mais caras", refere nota do Imovirtual.
“O aumento dos preços do arrendamento a nível nacional continua a ser influenciado por distritos próximos a Lisboa como por exemplo Leiria onde temos um aumento de 62%. Outra região que contribui é Aveiro, com 40% de aumento, que tem atraído cada vez mais jovens", refere com Sylvia Bozzo, Marketing Manager Imovirtual.