DNOTICIAS.PT
Madeira

Faltam 250 enfermeiros nos serviços de saúde da Região nas contas da Ordem

Conheça a agenda desta quinta-feira, 28 de Setembro, dia em que 81 novos enfermeiros cumprem a sua vinculação à profissão e outros 78 assinalam 25 anos de serviço

None

Nas contas da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros faltam 250 a 300 enfermeiros nos serviços públicos de saúde da Região. Ao DIÁRIO, Nuno Neves explica que esse seria o número ideal para que os vários serviços pudessem dar uma resposta adequada aos utentes, em todas as suas valências.

“Fazem falta por um motivo muito simples, a procura tem sido cada vez maior, ao mesmo tempo que, face ao envelhecimento, as necessidades da população também cresceram, pese embora haver um decréscimo demográfico. As necessidades de cuidados são maiores, e isso é algo que sentimos diariamente nos serviços”, refere o presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, complementando que “a necessidade de mais profissionais vai estar sempre relacionada com o aumento da procura”.

Nós estimamos que para os serviços que o Serviço Público presta, seriam necessários 250 a 300 enfermeiros a mais do que aqueles que tem na actualidade.   Nuno Neves, presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros

Presentemente, são cerca de dois mil os profissionais de enfermagem que preenchem os quadros das unidades públicas. E embora reconheça que, nos últimos anos, tem havido recrutamento de enfermeiros, Nuno Neves alerta que tem suprimido, sobretudo, as carências por força dos profissionais que se aposentam ou saídas por outro motivo. “O recrutamento nunca é na proporção que compense a totalidade dos que saem”, refere, salientando que seriam precisos à volta de 2.250 a 2.300 enfermeiros no Serviço Público “para garantir uma resposta cabal”.

O responsável pela estrutura regional da Ordem dos Médicos reconhece que os enfermeiros necessários não estão disponíveis no imediato, mas espera que os mesmos venham a ser contratados ao longo da nova legislatura que em breve terá início.

Alguns dos enfermeiros que poderão suprir essas carências fazem hoje o seu juramento profissional, na habitual cerimónia anual de vinculação à profissão dos recém-formados, que este ano terá um maior significado por juntar, no mesmo momento, a homenagem aos enfermeiros que se reformaram neste triénio e os que, este ano, assinalam as bodas de prata ao serviço da enfermagem.

Na cerimónia que está agendada para 16h30, no Hotel Four Views Monumental, no Lido, estarão presentes diferentes gerações de enfermeiros, conforme realça Nuno Neves. Presente estará, também, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, bem como Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil.

Esta celebração, num formato alargado, era um dos compromissos traçados para este mandato, mas que por força da pandemia da covid-19, não foi possível realizar anteriormete. Por isso. Nuno Neves sente-se bastante satisfeito por conseguir concretizar esse objectivo antes do final do mandato.

Hoje serão homenageados um conjunto de enfermeiros que cumprem, este ano, 25 anos de profissão, data que coincide com os 25 anos da Ordem, assinalados em Abril último, ao mesmo tempo que serão homenageados outros que se aposentaram no actual mandato, entre 2020 e 2023.

Nas contas da Ordem, serão 78 os enfermeiros a assinalar bodas de prata e 33 aqueles que vão ser distinguidos após estarem na reforma. “Achamos que seria uma coincidência feliz, juntar todos estes momentos marcantes numa única celebração”, apontou o responsável regional.

É uma cerimónia revestida de grande simbolismo exactamente porque os novos fazem o seu juramento, os mais experientes e que estão no activo renovam, digamos assim, esse juramento, e os que já estão na reforma vêem ser reconhecida a sua dedicação à profissão. Nuno Neves, presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros

São 81 os novos enfermeiros a receber a sua cédula profissional, 15 dos quais fizeram a sua formação em estabelecimentos de ensino superior do continente, tendo os restantes frequentado uma das duas escolas superiores da Região.

Uma outra particularidade ressalvada por Nuno Neves é o facto de pelo menos quatro destes jovens enfermeiros terem já manifestado intenção de emigrar, face às melhores condições laborais que são oferecidas noutros países, com a nuance de agora não ser o Reino Unido o destino preferencial, mas sim a Alemanha, a Noruega e a Bélgica.

"Notamos que esta nova geração vem de horizontes abertos, e estão a emigrar por vontade própria, para lugares que, naturalmente, oferecem melhores condições salariais", salienta Nuno Neves, acrescentando que “já não é aquela imigração forçada, por falta de oportunidades de trabalho. É antes uma emigração por opção, na procura de melhores condições de vida”, vinca, complementando que “um enfermeiro recém-formado, na Alemanha, vai ganhar, pelo menos, o triplo do que ganharia em Portugal”.  

O presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros nota, também, que 75% destes novos enfermeiros já estão empregados, nos sectores privado e social, que, conforme nota aquele responsável, têm vindo a crescer.

"Os outros 25% têm boas perspectivas, uma vez que registamos uma elevada procura por profissionais de enfermagem, neste momento, essencialmente nos sectores privado e social", salienta, lembrando que, para o sector público, ainda está em vigor a reserva de recrutamento de um concurso que decorreu no ano passado.

Mas a agenda desta quinta-feira tem muitas outras iniciativas que poderão ser do seu interesse: 

Política e sociedade

Como é comum acontecer às quintas-feiras, para hoje está agendada a reunião semanal da vereação da Câmara Municipal do Funchal, às 9h30.

Às 10h30 tem lugar, no Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, a sessão de encerramento do projecto ‘U-MAR: Desenvolvimento da arqueologia subaquática como um produto turístico sustentável e inovador’.

Pelas 11 horas, na Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, será apresentado o evento 'Joga Pelas Crianças'.

Craques regressam ao relvado

Jogo solidário vai realizar-se no Estádio da Madeira a 14 de Outubro

Meia hora depois, às 11h30, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Região Autónoma da Madeira promove uma iniciativa pública, na Rua Fernão de Ornelas, onde irá abordar alguns dos problemas que afectam a população mais velha.

Na Escola Secundária Francisco Franco, pelas 11h45, terá lugar a apresentação do plano de actividades do 'Banco de Afectos'.

No âmbito do Dia Mundial do Turismo e para assinalar a data, às 15 horas, serão entregues, pela Câmara Municipal do Funchal, oito distinções turísticas municipais.

Às 18h30 tem lugar a inauguração do hotel Barceló Funchal Oldtown.

Barceló Funchal Oldtown já conta com 70% de ocupação

Nova unidade hoteleira ainda não foi inaugurada, mas já recebe clientes desde 1 de Março

Às 19 horas, na Ponta do Sol, prossegue a segunda Assembleia Municipal Descentralizada, que, pela primeira vez, irá até Madalena do Mar. A antiga escola local será o ‘palco’ desta reunião.

Cultura e espectáculos

Às 14 horas acontece a abertura oficial da II Feira do Livro da Calheta, evento que decorre até dia 30, no Porto de Recreio da Calheta.

II Feira do Livro da Calheta começa esta quinta-feira

A II Feira do Livro da Calheta realiza-se nos dias 28, 29 e 30 de Setembro.

Uma hora depois, às 15 horas, é apresentado o CD ‘Machetes, Cantigas e outras Iguarias’, do grupo ‘Si que Brade’. O momento terá lugar no Salão Nobre do Conservatório - Escola das Artes da Madeira.

CD 'Machetes, Cantigas e outras Iguarias’ do grupo Si que Brade apresentado esta quinta-feira

Será apresentado esta quinta-feira, 28 de Setembro, pelas 15 horas, no Salão Nobre do Conservatório - Escola das Artes da Madeira, o CD ‘Machetes, Cantigas e outras Iguarias’, do grupo Si que Brade. o evento constitui um marco significativo na história de 35 anos deste grupo musical, celebrando três décadas e meia de dedicação à música e à cultura tradicional madeirense.

Às 19 horas, no Centro de Congressos da Madeira, acontece o concerto de Jane Monheit Trio, uma organização do grupo VESPAS.

Concerto de Jane Monheit trio no Centro de Congressos da Madeira

O espectáculo é produzido pelas Vespas

Efemérides

Mas o dia 28 de Setembro tem ficado marcado, ao longo do tempo, por várias efemérides. Saiba quais:

1864 - Karl Marx organiza, em Londres, a I Internacional, que dará corpo à criação dos primeiros partidos sociais-democratas e socialistas.

1871 - O Brasil promulga a lei que liberta as crianças da escravatura.

1893 - É fundado o Futebol Clube do Porto.

1895 - Morre, com 72 anos, o cientista francês Louis Pasteur, fundador da microbiologia.

1950 - A Indonésia é admitida nas Nações Unidas.

1995 - Yasser Arafat, líder da OLP, e o primeiro ministro israelita Yitzhak Rabin, assinam em Washington o acordo para o fim da ocupação da Cisjordânia.

2000 - Vitória do "não" no referendo na Dinamarca sobre a adesão ao Euro.

2005 - Investigadores confirmam a perda de 40% da massa de gelo no Pólo Norte nos últimos 40 anos.

2014 - Portugal sagra-se campeão da Europa de ténis de mesa pela primeira vez ao derrotar a Alemanha, por 3-1, na final dos Europeus por equipas, que se disputaram em Lisboa.

2015 - Água líquida, condição essencial à vida, é observada em Marte, anuncia a agência espacial norte-americana NASA.

2021 - O ex-presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro é condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por crimes de burla qualificada. 

Pensamento do dia

As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las. Pedro Tamen (1934), poeta português