Psicologia é "cada vez mais crucial" nos cuidados de saúde hospitalares
'Psicologia no Quotidiano: Psicologia nos Cuidados Hospitalares' foi o tema de uma conferência, que decorreu hoje, no Museu da Imprensa, no âmbito das comemorações dos 50 anos do Hospital Dr. Nélio Mendonça e do Dia Nacional do Psicólogo.
A iniciativa, que contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, teve três painéis de profissionais a abordar a temática.
"A Psicologia desempenha um papel cada vez mais crucial nos cuidados de saúde hospitalares, auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, numa maior adesão ao tratamento, à prevenção e intervenção ao nível das perturbações mentais, bem como no suporte às famílias, trabalhando estreitamente em equipa multidisciplinar", destaca o SESARAM em nota de imprensa enviada sobre o evento.
A Psicologia nos Cuidados Intensivos foi o tema abordado pela psicóloga Ana Laranjo e a médica Margarida Jardim.
Já o psicólogo Pedro Duarte e a directora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do SESARAM, Joana Macedo, abordaram a Psicologia na Medicina Física e Reabilitação.
O médico Pedro Lima, Director de Serviço de Neurocirurgia do SESARAM, e a psicóloga clínica Mónica Nóbrega falaram sobre a função da Psicologia na Neurocirurgia.