Mais de 1,1 milhão de euros para o fogo-de-artifício da passagem do ano
Espectáculo pirotécnico para o fim-do-ano foi adjudicado à Macedos Pirotecnia por Ajuste Directo
Fogo-de-artifício deverá ser lançado por oito minutos a partir de 57 postos do Funchal e dois do Porto Santo
O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, contratou na última sexta-feira, 22 de Setembro, os serviços para a execução do espectáculo de fogo-de-artifício para as festas de passagem do ano 2023/2024 na Região.
Como habitual, o espectáculo pirotécnico para o fim-do-ano foi adjudicado à Macedos Pirotecnia por Ajuste Directo, na sequência de um concurso público de concepção. O investimento é de 1,1 milhão de euros (1.099.980€), aos quais acrescerá o IVA à taxa legal em vigor, valor semelhante ao dispendido no ano passado.
Para a edição deste ano estão previstos 8 minutos de fogo-de-artifício, lançados a partir de um total de 59 postos, - menos dois postos do que em 2022 -, 57 no Funchal e dois no Porto Santo.
Na ilha da Madeira, os postos de lançamento ficarão localizados em diversos pontos do Funchal, em terra e em mar, nomeadamente 27 no anfiteatro da cidade, entre as várias freguesias, 25 na frente-mar, entre o cais 8 do Porto do Funchal até aos pontões da Praia Almirante Reis, e cinco na baía do Funchal, entre o molhe da Pontinha e o Lazareto. Já na ilha do Porto Santo estão previstos lançamentos desde o Miradouro da Portela e o cais velho.
A entidade adjudicatária, Macedos Pirotecnia, está incumbida de prestar os serviços de fornecimento, montagem e execução do espectáculo de fogo-de-artifício para as festas de passagem do ano 2023/2024 nas ilhas da Madeira e do Porto Santo.
O pagamento pelos serviços será apenas efectivado após o visto do Tribunal de Contas. Para já, o seu processamento está acordado acontecer em duas fases, numa primeira será transferido 5% preço contratual com o início das montagens em 2023 e numa segunda 'tranche' o restante 95% com o final da prestação de serviços, em Janeiro de 2024.
Tal como noticiou o DIÁRIO na edição impressa de 1 de Novembro de 2022, a Macedos Pirotecnia tem sido a empresa responsável pelos espectáculos da passagem de ano "desde 2013, à excepção de 2020/21", ano em que os serviços foram contratados à Henrique Costa & Filhos.