Madalena Costa entrou a dominar Mundial de juniores
A madeirense Madalena Costa lidera o Campeonato do Mundo de juniores de patinagem artística, após ter somado a pontuação mais alta, no programa curto.
Com apenas 14 anos e a competir dois escalões acima da sua idade, a atleta do SC Santacruzense domina a competição, que está a decorrer na Colômbia.
O programa curto realizou-se ontem à noite e já terminou de madrugada (horário em Portugal). Madalena Costa foi a primeira a apresentar-se e definiu logo a fasquia ao mais alto nível (87.66 pontos).
As restantes 30 patinadoras ficaram distantes da campeã portuguesa, e nem a actual campeã do Mundo, Gioia Fiori, 'chegou perto'. A italiana é segunda com apenas 66.61 pontos.
Curiosamente, Portugal abriu e encerrou a competição. Catarina Craveiro - quarta no Mundial de 2022 - foi a última atleta no 'palco', somando a terceira pontuação mais alta (65.15).
Madalena Costa deu, assim, o primeiro passo na luta pelo título Mundial e após ter chegado à Colômbia como 'outsider', já mostrou que pode vencer.
O programa longo realiza-se esta quarta-feira.
Este ano, a competir no escalão de juvenis, a patinadora madeirense já venceu o sétimo título nacional, sagrou-se bicampeã europeia e revalidou o título de campeã na Taça do Mundo.