Dois mortos e vários feridos após novos ataques russos na região de Kherson
Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas hoje na sequência de novos ataques das forças russas a várias localidades da região ucraniana de Kherson (sul), incluindo Berislav, onde foram registadas as vítimas mortais.
"Durante a manhã, aviões russos atacaram Berislav. Os invasores lançaram quatro bombas aéreas sobre a cidade. Uma delas atingiu um edifício residencial", informou o governador de Kherson, Oleksander Prokudin, numa mensagem publicada na rede social Telegram.
Pouco depois, Prokudin utilizou a mesma plataforma para comunicar duas mortes, um número que poderá aumentar nas próximas horas, uma vez que um dos 11 feridos registados, um homem de 55 anos, se encontra em "estado extremamente grave".
"O exército russo atacou zonas residenciais da região, edifícios de instituições médicas e educativas, uma igreja, uma infraestrutura crítica em Berislav e fábricas em Kherson. Devido à agressão russa, duas pessoas foram mortas e outras 11 ficaram feridas", disse Prokudin.
Entretanto, ataques ocorridos no domingo à noite em Odessa também fizeram vários feridos. Apesar dos danos causados, o porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuri Ignat, indicou que os sistemas de defesa aérea, cujo funcionamento descreveu como "impecável", conseguiram neutralizar 19 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) e 14 mísseis.
"Os mísseis Onyx são difíceis de abater. Podem ser contrariados, mas não têm qualquer efeito sobre eles. O míssil é supersónico e voa muito baixo. Por isso, não podem ser abatidos pelos sistemas de defesa aérea existentes", disse Ignat à televisão ucraniana, citado pelas agências internacionais.
Moscovo "atacou a região de Odessa com 'drones' ofensivos e dois tipos de mísseis", explicou, por sua vez, o governador de Odessa, Oleg Kiper, mencionando "vários ataques", incluindo um ataque a uma "infraestrutura portuária".
"Um civil ficou ferido", acrescentou Kiper, na plataforma de mensagens Telegram, especificando que a vítima foi transferida para um hospital.
A Rússia realizou o ataque com 19 'drones' Shahed, de fabrico iraniano, dois mísseis supersónicos Onyx e mais 12 mísseis Kalibr, de acordo com os militares ucranianos. Foi também mobilizado um submarino, disse a mesma fonte.
Todos os 'drones' e 11 mísseis Kalibr foram abatidos pelos sistemas de defesa aérea, acrescentou o exército ucraniano, indicando que a estância balnear de Odessa sofreu "danos significativos" e um incêndio, rapidamente extinto, deflagrou num hotel local.
Dois mísseis Kalibr dos 11 destruídos caíram nas regiões de Mykolaiv (sul) e Kirovograd (centro).
Já os mísseis Onyx destruíram estruturas de armazenamento de cereais, mas sem causar vítimas, disse ainda o exército.