DNOTICIAS.PT
Madeira

O iraniano procurado pelo FBI que fez férias na Madeira e deixou ‘calote’ em hotel

Neste ‘Canal Memória’ vamos até às edições de 2001 e 1994

None

Corria o ano de 2001 quando o DIÁRIO noticiou que um homem de nacionalidade iraniana, procurado pelo FBI, tinha passado férias na Madeira e deixado um ‘calote’ na unidade hoteleira em que se hospedou.

Chamava-se Hamid Shirazzi Golshani, mas usava o nome falso de Eugene Vicente Moore. O homem fazia-se passar por um cidadão de nacionalidade norte-americana, jogou golfe na Região com vários empresários madeirenses e dizia querer concretizar negócios na ilha.

Esteve na Madeira durante dois meses, hospedando-se num hotel. No entanto, ao que o DIÁRIO apurou nessa época, pouco ou nada falava sobre os motivos da sua estadia prolongada na Região. No entanto, apresentava-se como simpático e bem disposto.

Era procurado pelo FBI por ter lesado vários dos seus clientes em cerca de 200.000 dólares. O suposto empresário do ramo automóvel dizia ter vender carros, não mas tinha um stand de venda. Contudo, os negócios que fazia não passavam de logros e os carros nunca eram entregues aos supostos novos proprietários. Dizia negociar as viaturas com stands, os clientes pagavam-lhe o carro, mas ele nunca entregava o dinheiro aos stands.

A sua presença na Madeira terá sido detectada por um madeirense que viu a foto do homem na internet, no site que dava conta de pessoas procuradas pelas autoridades norte-americanas. Acabou por desaparecer sem deixar rasto e sem pagar a respectiva conta do hotel.

Astronauta visitou a Madeira

O segundo homem a pisar solo lunar, Buzz Aldrin, esteve de visita à Madeira em 1994. O tripulante da nave Apolo 11 veio para participar numa conferência, sendo que avançou que o próximo importante passe da Humanidade seria a chegada a Marte.

Um astronauta considera que “nós, humanos, não estamos sós”. No entanto não crê num encontro de civilizações a breve prazo. Apesar disso, considerava que a tecnologia poderia, um dia, vir a comprovar a existência de mais civilizações.

Buzz Aldrin foi tão importante para a história da Humanidade que chegou a ser 'homenageado' pela Disney. No filme 'Toy Story', a personagem Buzz Lightyear, exactamente o boneco astronauta, deve o seu nome ao segundo homem a pisar a lua em 1969.