DNOTICIAS.PT
Regionais 2023 Madeira

Liberal disponível para conversar e ser 'o adulto na sala'

None

Nuno Morna rejeita coligações, garante que não será parte do governo. Rui Rocha diz que é possível garantir a governabilidade

Nuno Morna assumiu que é uma das noites mais importantes da sua vida, mas deixou claro que não será parte do governo, tendo perante os presentes rejeitado logo uma coligação com o PSD/CDS-PP, tendo recebido um efusivo aplauso. A frase seguinte foi para dizer que será "o adulto na sala", de abriu a porta para conversar.

Em nenhum momento do discurso foi claro sobre se haveria entendimento parlamentar. A ambiguidade foi permanente no discurso do cabeça-de-lista e agora deputado eleito. Voltou a frisar que no Parlamento será passo a passo, medida a medida, e que está disponível para conversar, com todos. Foi Rui Rocha que deixou claro que se houver contrapartidas, medidas defendidas durante a campanha, a IL poderá garantir a governabilidade da coligação Somos Madeira.

Nuno Morna disse sentir-se no centro do mundo com a sua eleição, mais do que se tivesse eleito o grupo parlamentar. Tudo pelo facto de poder estar nas suas mãos a solução.

Com a eleição de Nuno Morna a IL passa a ter representação também na Madeira. No entanto o cabeça-de-lista assume que não correu como queria, e que é necessário agora analisar e ver o que correu mal.

Questionado sobre como via a eleição de quatro deputados pelo Chega, Nuno Morna respondeu "com os olhos", e não fez qualquer outra observação.