‘Fenómeno’ André Ventura “ajuda a explicar” crescimento do Chega na Madeira
Comentadores do Especial ‘Eleições Regionais 2023’ analisam projecções
Os comentadores do Especial ‘Eleições’ Regionais 2023’, que está a ser transmitido nas diversas plataformas do DIÁRIO e também na TSF-Madeira, consideram que o crescimento do Chega na Região pode ser “explicado” pelo fenómeno André Ventura. A projecção da Universidade Católica, divulgada às 19 horas na RTP 3, aponta o Chega com um resultado entre os 8 e 10%, podendo assim eleger entre 3 e 5 deputados.
“O Chega tem este resultado à conta do André Ventura”, considera André Barreto, gestor e também comentador radiofónico no ‘Fecho de contas’. Deixa, de resto, outra ideia. “O PS Madeira ainda não percebeu que nestas campanhas tem de arranjar um zangazinha com o PS nacional. Já o PSD Madeira faz isso muito bem, isso funciona e dá votos”, referiu.
Já Bruno Melim considera que “o fenómeno nacional do Chega é hoje o melhor instrumento do PS”. “Quanto mais se falar do Chega mais difícil será Luís Montenegro galgar as sondagens”, comenta Bruno Melim, líder da JSD e candidato a deputado na coligação ‘Somos Madeira’. "Mas projecções são isso mesmo, são meras projecções", acrescenta.
Sara Madaleno, advogada e habitual comentadora na TSF-Madeira no programa ‘O descanso das abelhas’, lembra que “com o PS a perder votos eles vão para algum lado”, considerando que estes eleitores ‘migraram’ para o Chega. Mas mostra-se preocupada: “Foi o que Miguel Castro [cabeça-de-lista do Chega] já referiu: ‘dizemos o que o povo quer ouvir’. Isso é muito perigoso. ‘Somos popularuchos’. É isso que está a procurar dizer”.
A emissão televisiva do DIÁRIO está a ser transmitida num dos operadores da rede cabo nacional, a Meo, na APP acessível através da posição 815, e em simultâneo com as rádios TSF-Madeira e Praia, com a plataforma digital dnoticias.pt, com as redes sociais do DIÁRIO e da TSF e com o Youtube.