“Esperamos que a abstenção não seja um dos vencedores da noite”
Élvio Sousa, cabeça-de-lista do JPP após votar em Gaula
Depois de cinco horas de sono, “que já não tinha há algum tempo”, e de mergulho matinal no mar do Porto Novo, Élvio Sousa, o cabeça-de-lista do JPP à Eleição para a Assembleia Legislativa da RAM votou ao final da manhã na assembleia de voto montada no salão paroquial da Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, em Gaula.
Logo após ter colocado o voto na urna, o candidato apelou aos eleitores “para votarem” que que “um dos vencedores da noite não seja abstenção”. Reforçou que votar além expressar “sentido de responsabilidade” e de ser “exercício de cidadania e democracia”, é também “uma ‘arma’ poderosa para a plenitude da democracia”.
O apelo ao dever cívico foi justificado por entender que “as sondagens muitas vezes lançam, não de uma forma intencional, mas as pessoas muitas vezes ficam com a ideia que os estudos de opinião são resultados eleitorais. E isso muitas vezes pode influenciar os níveis de abstenção”. Ainda assim, nota uma afluência significativa às urnas, ao dar conta que pelo menos em Gaula e em Santa Cruz “tem sido boa, aliás não me recordo de ter visto tantas pessoas e tantas viaturas a esta hora (11h30) aqui (junto à igreja paroquial de Gaula), o que é um bom sinal”, concretizou.