Secções de voto já abriram e madeirenses já escolhem próximo parlamento regional
São 13 os forças políticas que se candidatam aos 47 lugares da Assembleia Legislativa Regional
Os madeirenses já começaram a votar para escolher os deputados da próxima legislatura do parlamento regional. São 292 secções de voto que estão distribuídas pelas 54 freguesias da Região.
Podem votar nestas eleições 253.865 eleitores, 248.519 na ilha da Madeira e 5.346 na ilha do Porto Santo, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna na passada semana.
São menos 3.893 eleitores inscritos do que em 2019, aquando das últimas Eleições Legislativas Regionais, decréscimo sentido sobretudo na ilha da Madeira, com menos 4.087 potenciais votantes. Pelo contrário, no Porto Santo houve um aumento de 194 eleitores.
O Ministério da Administração Interna deu conta, na semana passada, que foram produzidos mais de 306 mil boletins de voto, incluindo os ampliados.
Sendo o concelho mais populoso, o Funchal apresenta-se como aquele que tem mais eleitores aptos a exercer o seu direito de voto neste sufrágio. De acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna são 104.917 os eleitores; segue-se Santa Cruz, com 39.705; Câmara de Lobos, com 32.402; Machico, com 19.804; com o top 5 a fechar com a Ribeira Brava, que conta 13.974 eleitores. O concelho com menos eleitores inscritos é o Porto Moniz, com 3.020.
Numa escala mais pequena, a freguesia de São Martinho, no concelho do Funchal, é a que conta mais eleitores, com 26.419; no sentido oposto está a freguesia das Achadas da Cruz, no município de Porto Moniz, que tem apenas 188 eleitores registados.
Nas últimas ‘Regionais’, pela primeira vez em mais de 40 anos, o PSD perdeu a maioria absoluta, ao eleger 21 deputados, tendo sido ‘obrigado’ a fazer um acordo com o CDS-PP, que elegera 3 deputados. Nesse sufrágio, o PS-Madeira conseguiu eleger 19 parlamentares, o JPP três e a CDU um.
São 13 as listas candidatas. Seguindo a ordem por que surgem no boletim de voto, vai encontrar o Partido Trabalhista Português (PTP), o Juntos Pelo Povo (JPP), o Bloco de Esquerda (BE), o Partido Socialista (PS), o Chega, o Reagir Incluir Reciclar (RIR), o Partido da Terra (MPT), o Alternativa Democrática Nacional (ADN), a coligação ‘Somos Madeira’ (PSD/CDS-PP), o Pessoas Animais Natureza (PAN), o Livre, a CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) e Iniciativa Liberal (IL). Nesse anterior acto eleitoral a abstenção situou-se nos
As urnas abriram às 8 da manhã e encerram às 19 horas.