Eleições este domingo na Madeira
Os eleitores são chamados às urnas, abertas das 8h às 19h para eleger, este domingo, os 47 deputados do parlamento regional.
A estas eleições legislativas regionais concorrem os seguintes partidos: PSD/CDS, PS, Chega, JPP, Iniciativa Liberal, PAN, CDU, BE, MPT, Livre, ADN, PTP e RIR.
Confira os cabeça-de-lista de cada candidatura:
PSD/CDS: Miguel Albquerque
PS: Sérgio Gonçalves
Chega: Miguel Castro
JPP: Élvio Sousa
Iniciativa Liberal: Nuno Morna
PAN: Mónica Freitas
CDU: Edgar Silva
BE: Roberto Almada
MPT: Valter Rodrigues
Livre: Tiago Camacho
ADN: Miguel Pita
PTP: Quintino Costa
RIR: Roberto Vieira
Saiba onde votam:
Às 9h00, Mónica Freitas (PAN) exerce o direito de voto na Escola Básica do 1º ciclo das Figueirinhas, no Caniço.
Miguel Pita (ADN) vota, às 09h30, na Escola de São João, no Sítio do Lombo de São João, na Ribeira Brava.
Às 10h00, Nuno Morna (IL) vota na Escola da Várzea (Caniço) e Edgar Silva (CDU) e Sérgio Gonçalves (PS) na Escola Francisco Franco, respectivamente.
Roberto Almada (BE) exerce o direito de voto, pelas 11h00, na Universidade Sénior do Funchal (Antiga Escola da Azinhaga).
Pelas 11h30, Miguel Castro (Chega) vota na Escola Profissional Francisco Fernandes e Élvio Sousa (JPP) na secção de voto junto à Igreja da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, em Gaula.
Miguel Albuquerque (PSD) exerce o seu dever de voto, pelas 12h00, na Escola da Ajuda.
Já pelas 14h00, Tiago Camacho (Livre) vota na Escola Bartolomeu Perestrelo.
253.865 eleitores
As assembleias de voto abrem às 8h00 e encerram às 19h00 e nos cadernos eleitorais estão inscritos um total de 253.865 eleitores.
Os eleitores estão distribuídos pelos concelhos da seguinte forma: Calheta (12.249), Câmara de Lobos (32.402), Funchal (104.917), Machico (19.804), Ponta do Sol (9.778), Porto Moniz (3.020), Ribeira Brava (13.974), Santa Cruz (39.705), Santana (6.872), São Vicente (5.798) e Porto Santo (5.346).
Cobertura jornalística sem precedentes
O DIÁRIO e todos os meios do grupo média a que pertence irão garantir uma cobertura jornalística sem precedentes de uma noite eleitoral.
Dia eleitoral com cobertura jornalística sem precedentes no DIÁRIO
Forte componente multimédia marca jornada informativa no dnoticias.pt e nas rádios TSF e Praia. Emissão televisiva será difundida na APP da Meo acessível através da posição 815, na 100 FM e 91.6 FM, nesta plataforma digital, no Facebook e no Youtube
As ‘Eleições Regionais 2023’ serão transmitidas em directo a partir do estúdio da produtora madeirenses ‘100 pressão’, com emissão televisiva, entre as 19h00 e as 24h00, a ser difundida num dos operadores da rede cabo nacional, a MEO, na APP acessível através da posição 815, e em simultâneo com a rádio TSF-Madeira e a Rádio Praia, com a plataforma digital dnoticias.pt, com as redes sociais do DIÁRIO e da TSF, e ainda com o Youtube.
Saiba que outros assuntos marcam a agenda deste domingo:
O Marítimo defronta o Sporting, pelas 17h00, em jogo a contar para o Campeonato Nacional da I Divisão de andebol masculino, no Pavilhão do Marítimo.
Principais acontecimentos registados no dia 24 de Setembro. Dia da sensibilização para o cancro da tiroide, Dia Mundial do Surdo, Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, Dia Mundial da investigação em Oncologia e Dia Mundial dos Rios:
1541 - Morre, aos 47 anos, o médico e químico suíço Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, Paracelsus.
1731 - O Vaticano concede o cardinalato ao núncio de Lisboa.
1789 - Morre, com 60 anos, o jurista Pascoal de Melo.
- São criados o Supremo Tribunal e o serviço dos Correios dos EUA.
1834 -Morre, com 35 anos, D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil.
1849 - Morre, com 45 anos, o compositor austríaco Johann Strauss.
1896 - Nasce o escritor norte-americano Francis Scott Fitzgerald, autor de "O Grande Gatsby" e "Terna é a Noite".
1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho atravessa o rio Dniepr. Os alemães recuam.
1961 - Nasce o Totobola, o primeiro jogo de apostas mútuas português.
1966 - Guerra Colonial. A embaixada portuguesa em Leopoldville, Congo, é invadida numa manifestação de protesto à política colonialista do ditador Oliveira Salazar.
1973 - A Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, eleita em 1972, reúne-se em Madina do Boé, e proclama a independência. Luís Cabral é eleito presidente do Conselho de Estado. O novo país é reconhecido no âmbito da ONU.
1980 - Guerra Irão-Iraque. Tropas iraquianas atravessam a fronteira para Norte e destroem a refinaria de Abadan.
1984 - Morre, com 69 anos, o poeta francês Pierre Emmanuel.
1985 - A polícia de Los Angeles publica o relatório sobre a atriz Marilyn Monroe, confirmando o suicídio como causa da morte.
1988 -- Morre, aos 89 anos, a atriz portuguesa Cremilde Torres.
1996 - Os EUA, China, França, Rússia e Reino Unido assinam, em Nova Iorque, o Tratado para a Proibição Total dos Ensaios Nucleares.
1999 - O secretário de Estado da Cooperação, Luís Amado, é o primeiro governante português a visitar Timor-Leste em 24 anos.
2004 - Morre, com 69 anos, Françoise Sagan, pseudónimo da escritora francesa Françoise Quoirez, autora de "Bom-dia Tristeza".
2006 - "Rapace", primeira curta-metragem de ficção do cineasta João Nicolau, vence o Prémio do Júri do XI Festival de Cinema de Milão.
2008 - Um dos projetos portugueses apresentados no Concurso Europeu de Jovens Cientistas, em Copenhaga (Dinamarca), da autoria de três alunos de Ovar e Arouca, conquista um dos Prémios Especiais da competição, alusivo às alterações climáticas.
- Morre, aos 83 anos, o escritor Dias de Melo.
2009 - Gripe A (H1N1). A ministra da Saúde, Ana Jorge, confirma a primeira morte por gripe A em Portugal. Um homem, de 41 anos, estava internado no Hospital de Santo António em processo de rejeição de um rim.
- O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade a resolução que visa a eliminação das armas nucleares de todo o mundo. - O escritor peruano Mario Vargas Llosa é distinguido com o Prémio Internacional de Ensaio Caballero Bonald pela obra "El viaje a la ficción", na qual reflete sobre a vida e o mundo literário do uruguaio Juan Carlos Onetti.
2014 - O acordo para o aumento do salário mínimo nacional para 505 euros é fechado entre as confederações patronais, o Governo e a UGT. A CGTP-IN não assina o documento.
- Morre, aos 73 anos, Christopher Hogwood, cravista e maestro britânico.
2017 - A chanceler alemã, Angela Merkel, da União Democrata-Cristã (CDU), vence as eleições legislativas mas sem maioria absoluta.
- Os portugueses Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima fazem história ao terminarem empatados no quinto lugar a 11.ª edição do Portugal Masters em golfe, disputado em Vilamoura e na qual o dinamarquês Lucas Bjerregaard vence a prova.
- O ciclista eslovaco Peter Sagan sagra-se campeão do mundo pela terceira vez e torna-se o primeiro a fazê-lo de forma consecutiva, ao ganhar a corrida de fundo dos Mundiais disputados em Bergen, na Noruega.
- Morre, aos 90 anos, D. Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998.
2018 - José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, fica em prisão preventiva depois de ter sido detido pelo envolvimento numa transferência ilícita de 500 milhões de dólares e pela gestão no fundo soberano.
- O internacional croata Luka Modric conquista pela primeira vez o prémio 'The Best', atribuído ao melhor futebolista do ano da FIFA, sucedendo ao português Cristiano Ronaldo.
2019 - Perante a Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avisa que se deve aprender com o fracasso da Liga das Nações, que não evitou a II Guerra Mundial, e que "ninguém é uma ilha", pedindo apoio à Organização das Nações Unidas.
A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, anuncia a abertura de um processo que visa a destituição do Presidente, Donald Trump.
- O Supremo Tribunal britânico declara ilegal a suspensão do Parlamento decidida pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, até duas semanas antes do prazo para o Reino Unido sair da União Europeia ('Brexit').
- O Tribunal Supremo espanhol autoriza o Governo a transferir o corpo de Francisco Franco do Vale dos Caídos para o cemitério de Mingorrupio, nos arredores de Madrid.
2020 - A União Europeia recusa reconhecer Alexandre Lukashenko como Presidente da Bielorrússia, apesar da tomada de posse inesperada, apontando para os "resultados falsificados" da eleição de agosto e a "falta de qualquer legitimidade democrática".
- O Conselho de Ministros prolonga a situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro devido ao aumento de casos de covid-19.
2021 -- Covid-19: O Conselho de Ministros decide prolongar até 30 de setembro de 2021 o prazo das moratórias de crédito às famílias e empresas.
2022 - O tenista suíço Roger Federer faz o seu último encontro profissional, perdendo ao lado do espanhol Rafael Nadal para os norte-americanosnos Jack Sock e Frances Tiafoe, por 4-6 e 7-6 (7-2) e 11-9, nos pares que fecharam o primeiro dia da Laver Cup, em Londres.
Este é o ducentésimo sexagésimo sétimo dia do ano. Faltam 98 dias para o termo de 2023.
Pensamento do dia:
Foi perdido o sentido da densidade e interdependência da vida humana. O humanismo é a última resistência de que dispomos". Edward W.Said (1935-2003), escritor, ensaísta, professor norte-americano de origem palestiniana