Marítimo e Nacional querem evitar surpresas na Taça de Portugal
Verde-rubros e alvinegros defrontam equipas que militam dois escalões abaixo
Marítimo e Nacional fazem, este fim-de-semana, uma pausa na II Liga para discutir a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal.
O sorteio ditou que verde-rubros e alvinegros defrontam duas equipas que militam dois escalões abaixo, pelo que os técnicos de ambos os emblemas querem evitar surpresas.
O primeiro a ir a jogo será o Marítimo, logo pelas 11 horas, contra o Fabril do Barreiro, 6.º classificado da Série D do Campeonato de Portugal. Manuel Tulipa, técnico dos insulares, espera não haver lugar a facilitismos.
Nunca olhamos para o escalão em que o adversário com quem vamos jogar se encontra. Olhamos, sim, para aquilo que ele representa. Percebemos também que este escalão [Campeonato de Portugal] tem equipas boas, com jogadores jovens e outros mais experientes e muito do nosso plantel também passou por aqui, pelo que temos de respeitar o Fabril da mesma forma que respeitamos todas as equipas da Liga II, pelo que este jogo não vai fugir à regra. Manuel Tulipa
Por isso mesmo, Tulipa revela ter pedido aos seus jogadores que “interpretem este jogo da mesma forma que o têm feito nos jogos da Liga II, ou seja, que levem para o jogo exigência, foco, muita vontade de querer ganhar, não permitindo que o jogo ande numa toada que favoreça o adversário, e passar a eliminatória”.
Na abordagem ao jogo, assegura ambição da equipa na Taça de Portugal, prova onde tem o Marítimo tradição e história, mas revela que vai aproveitar o ensejo para fazer uma rotatividade na equipa, dando minutos aos que jogaram menos e fazendo estrear alguns dos que ainda não participaram em qualquer partida.
O Fabril do Barreiro – Marítimo que se disputa, este sábado, às 11 horas. O jogo conta com transmissão televisiva no Canal 11.
Já o Nacional da Madeira joga igualmente na condição de visitante, mas não sai da ilha, uma vez que defronta o Portosantense nesta eliminatória da Taça. Tiago Margarido, treinador dos alvinegros, está atento à motivação da equipa adversária que é uma das boas surpresas da Série A do Campeonato de Portugal.
Antevemos muitas dificuldades. O Portosantense é uma equipa com qualidade, nós sabemos perfeitamente que nestes jogos de Taça a motivação da equipa que joga no escalão abaixo é sempre máxima, os jogadores dão sempre mais um pouco. Mas nós estamos precavidos, não vamos facilitar, queremos entrar fortes e vamos para ganhar o jogo. Tiago Margarido
O treinador do Nacional lembra, que, nestas ocasiões, as equipas de escalões inferiores dificultam a tarefa e, por isso, quer evitar surpresas. “É um adversário que está dois escalões abaixo do nosso, mas não considero que isso torne o jogo fácil”.
O Portosantense – Nacional está agendado para as 15h00, no Estádio do Carmo, em Câmara de Lobos, e conta com relato na antena da TSF-Madeira.
Outras iniciativas
09h30 às 11h30 - Café Memória com o tema 'A estimulação cognitiva na Demência: Estratégias práticas para implementar no dia a dia' com a psicóloga Mónica Spínola no Centro Comunitário do Funchal (Edifício 2000).
10h23 - Início do Rali Municípios de Câmara de Lobos e Funchal.
16h00 - Estreia do Espetáculo 'OVO' pela companhia norueguesa dybwikdans para ver no Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
17h00 - Madeira SAD - Juve Lis alusivo ao Campeonato Nacional da I Divisão de andebol feminino no Pavilhão do Funchal
18h00 - Concerto de aniversário dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira no Centro de Congressos da Madeira
19h00 - Odisseia Nacional na Madeira com espectáculo Casa Portuguesa de Pedro Penim. Será no Teatro Municipal Baltazar Dias.
O que já aconteceu neste dia?
Em 1822, D. João VI jurava a Constituição que instituía a Monarquia Constitucional.
Em 1846, era descoberto o planeta Neptuno.
Em 1868, Porto Rico declarava a independência.
Em 1913, Roland Garros, piloto francês, era o primeiro homem a efetuar a travessia aérea do Mediterrâneo.
Em 1919 era fundado o clube desportivo Os Belenenses, em Lisboa.
Em 1932, fundava-se a Arábia Saudita, com a unificação dos reinos de Nejd e Hejaz.
Em 1933, em Portugal, António do Oliveira Salazar, promulgava o Estatuto do Trabalho Nacional, acompanhado de legislação que previa a abertura das Casas do Povo e a constituição de Grémios e Sindicatos corporativos.
Em 1939, morria Sigmund Freud, fundador da Psicanálise.
Em 1941, começavam as execuções a gás, no campo de extermínio nazi de Auschwitz.
Em 1956, a questão do Canal do Suez era apresentada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, por iniciativa da França e do Reino Unido.
Em 1971, era assinada a Convenção de Montreal, sobre pirataria aérea, que expandiu as disposições dos protocolos de Tóquio e de Haia.
Em 1973, doze dias após o golpe militar de 11 de Setembro, morria o poeta chileno Pablo Neruda, Nobel da Literatura em 1971.
Em 1983, tinha lugar, em Boston, o enterro do cardeal açoriano Humberto de Medeiros, chefe da terceira maior Diocese dos EUA.
Em 1987, no final da segunda visita a Portugal, Madre Teresa de Calcutá deslocava-se a Fátima.
Em 1988, a atleta portuguesa Rosa Mota, Campeã Mundial da maratona, conquistava o título olímpico da modalidade, nos Jogos de Seul.
Em 1990, Saddam Hussein ameaçava destruir Israel.
Em 1999, o Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia aprovava, por unanimidade, a proposta de criação de um Tribunal Criminal internacional para julgar os crimes praticados em Timor-Leste.
Em 2002, a Bélgica legalizava a eutanásia para doentes terminais sem cura.
Em 2003, o Parlamento Europeu criava uma comissão de inquérito ao acidente do petroleiro Prestige, afundado ao largo da costa da Galiza, a 19 de Novembro de 2003.
Em 2005, o Ministério Público apresentava recurso da revogação da prisão preventiva da autarca Fátima Felgueiras, decidida por tribunal.
Em 2006, ocorria uma Cimeira entre os Presidentes Jacques Chirac, da França, o Presidente Vladimir Putine, da Rússia, e a chanceler alemã Ângela Merkel, em Compiègne, França, sobre o aumento dos fornecimentos de gás da Rússia à União Europeia. Morria, aos 84 anos, Malcolm Arnold, compositor britânico, Óscar pela música original do filme "A Ponte do Rio Kwai".
Em 2007, cerca de 20.000 pessoas, entre civis e monges, manifestavam-se em Rangum, a maior cidade da Birmânia, em apoio à líder da oposição Aung San Suu Kyi, acentuando a pressão sobre a Junta Militar no poder.
Em 2008, a construtora automóvel americana Chrysler apresentava três novos modelos de carros elétricos e anunciava que pretende iniciar a comercialização de pelo menos um dos protótipos até 2010, primeiro nos EUA e posteriormente para a Europa.
Em 2009, o Pavilhão de Portugal instalado na Expo 2008, em Saragoça, era distinguido com o prémio internacional de design "Red Dot Award".
Em 2010, morria, aos 90 anos, Fernando Riera, treinador chileno de futebol que orientou o Benfica (conquistando três títulos), o Sporting, o FC Porto e o Belenenses. Foi também técnico do Boca Juniors e do Deportivo da Corunha.
Em 2011, a cantora cabo-verdiana Cesária Évora anunciava o fim da sua carreira.
Em 2014, morria Elsa Mangue, cantora moçambicana vencedora do Prémio de Música Rádio França Internacional (RFI) 1987. Tinha 51 anos.
Em 2015, o governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciavam, em Havana, um acordo considerado decisivo para a paz entre as partes.
Em 2018, morria, aos 77 anos, Manuela Novais, atleta e artista de variedades, conhecida como 'Manecas'.
Em 2019, o argentino Lionel Messi conquistava pela sexta vez o título de melhor jogador do ano da FIFA, prémio agora denominado 'The Best'.
Em 2020, morria, aos 93 anos, Juliette Gréco, cantora e ícone da canção francesa que cantou Léo Ferré, Jacques Prévert e Serge Gainsbourg, entre outros.
Em 2021, morria, aos 76 anos, Manuel Maia, arqueólogo e historiador, um dos fundadores do Museu da Lucerna, em Castro Verde, no distrito de Beja.
Em 2022, o presidente da Comissão de Inquérito da ONU, Erik Mose, num primeiro relatório feito perante o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que analisou bombardeamentos russos a áreas civis, execuções, tortura, maus-tratos e violência sexual, sobre a Ucrânia afirmava que "foram cometidos crimes de guerra" no país desde a invasão da Rússia, em Fevereiro passado.
Hoje é sábado, 23 de Setembro, 266.º dia do ano, Dia Internacional das Línguas Gestuais e dia da chegada do Outono. O Equinócio ocorre às 07h50. Faltam 99 dias para o final de 2023.
A morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do género humano. Por isso não perguntes por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti. John Donne (1572-1631), poeta e escritor inglês