Funchal já investiu mais de 21 mil euros no Projeto de Compostagem Comunitária
A Câmara Municipal do Funchal inaugurou hoje o seu 8º compostor comunitário, dando seguimento à estratégia municipal para a promoção da sustentabilidade ambiental e redução do desperdício orgânico.
Com a colocação deste novo equipamento no Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, a autarquia já investiu um total de 21.366 euros no Projecto de Compostagem Comunitária.
A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, revelou que já foram produzidos 2.683 kg de composto, o que corresponde a 16.098 kg de resíduos orgânicos valorizados, evitando assim que fossem encaminhados para a Meia-Serra.
Com a devida manutenção e monitorização efectuadas pelo município, o composto resultante será utilizado como adubo natural nos jardins e hortas da Sagrada Família, proporcionando benefícios ambientais e agrícolas.
A autarquia do Funchal tem seis compostores instalados nos Conjuntos Habitacionais da Quinta Falcão I e IV, Santo Amaro, Ribeira Grande, Hospital e Viveiros, que servem cerca de 200 famílias e cerca de 532 moradores, e um no Regimento de Guarnição nº3, servindo um universo aproximado de 400 pessoas, entre militares e civis.
Este modelo de compostagem comunitária surge como uma solução para os biorresíduos no local de produção, promovendo uma redução de custos de gestão de resíduos nomeadamente de recolha, de transporte e de tratamento.