DNOTICIAS.PT
Madeira

Grupo Sousa apoia deslocação de alunos e docentes no âmbito do projecto 'Surd'Ilhas'

None
Foto Hélder Santos/ ASPRESS

No âmbito do projecto 'Surd'Ilhas', promovido pela Direcção Regional de Educação, através da Divisão de Acompanhamento à Surdez e Cegueira, o Grupo Sousa apoia a deslocação ao Porto Santo de alunos surdos da Madeira para o 1.º Encontro com alunos com as mesmas características da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

Na assinatura do protocolo, que decorreu esta manhã, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, referiu que a Região Autónoma da Madeira possui 45 alunos surdos, onde cerca de 17 estarão envolvidos neste projecto, acrescentando que associam-se ainda "a eles um número muito significativo de professores e intérpretes". 

Esta iniciativa, que decorre a 2 de Outubro, vai permitir a "proximidade de comunidades, onde cerca de quatro alunos do Porto Santo, terão a oportunidade de estar em contacto com os alunos da região e respectivos professores", disse Jorge Carvalho. 

Na ocasião, enalteceu ainda o contributo do Grupo Sousa pela colaboração nesta iniciativa. "O vosso contributo é fundamental porque sendo a região um espaço arquipelágico e tendo habitantes e instituições em duas ilhas, a disponibilidade do Grupo Sousa através da Porto Santo Line para possibilitar que os nossos alunos e os nossos profissionais possam deslocar-se à ilha do Porto Santo no desenvolvimento deste projecto, é sem dúvida um factor de sucesso para o mesmo".

A iniciativa, que está enquadrada no programa de responsabilidade social do Grupo Sousa  'Somos Solidários' em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, pretende assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de Setembro. 

"Na realidade a celebração do Dia Internacional das Línguas Gestuais embora tenha uma relevância multicultural e uma dimensão universal, a expressão máxima desta efeméride só fará sentido se traduzido em acções concretas realizadas no plano local e regional", disse o administrador & CSO do Grupo Sousa, Pedro Amaral Frazão.

O projecto Surd'Ilhas tem o mérito de actuar local e regionalmente envolvendo os docentes, os intérpretes de língua gestual portuguesa e as pessoas surdas. Nós, o Grupo Sousa, através da Porto Santo Line ao associarmo-nos ao projecto naquele que é o seu primeiro encontro na ilha do Porto Santo estamos, em parceria com Direcção Regional de Educação, a assegurar a ponte de ligação marítima entre alunos e docentes das comunidades surdas das duas ilhas para benefício de todos. Pedro Amaral Frazão.

A concluir referiu que esta será uma "excelente" iniciativa porque permitirá a partilha e a troca de experiências. "John Ronald Tolkien disse "onde há boa vontade existe um caminho" e eu acrescentaria que hoje estamos todos no novo caminho".