Cerca de 5 mil madeirenses sofrem de demência
Conheça a agenda desta quinta-feira, 21 de Setembro, data em que se assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer
Na Madeira deverão ser perto de 5 mil as pessoas com algum tipo de demência. O número é calculado por estimativa, já que não há dados precisos sobre esta problemática. O certo é que há cada vez mais pessoas a serem acompanhadas pelas entidades que se dedicam a esta esfera da saúde humana.
De acordo com a Alzheimer Portugal – Delegação da Madeira, que se baseia nos resultados incluídos no relatório ‘Health at a Glance 2017’, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Portugal serão 19,9 os casos de pessoas com demência por cada 1.000 habitantes, resultando num somatório de 205 mil doentes.
Transpondo esta estimativa para a Madeira, chegamos, então, aos cerca de 5 mil casos de demência entre os madeirenses, sendo que, à semelhança do que se passa no resto do País, também por cá a doença de Alzheimer será o tipo de demência mais representativa.
A tendência crescente que é sentida por quem está no terreno é corroborada pelas estimativas traçadas no já referido relatório, que apontam para que, em 2037, Portugal conte 322 mil casos. Proporcionalmente, na Região, seguindo as mesmas contas, esse número deverá ultrapassar os 7.500 casos. Tal como agora, nem todas as situações deverão estar devidamente diagnosticadas e a ser acompanhadas.
Mas esse crescimento futuro já tem sido sentido no presente pela delegação regional da Alzheimer Portugal. Desde o Janeiro deste ano até 31 de Agosto último, esta instituição já contabilizou mais 300 acompanhamentos de pessoas com demência e respectivos cuidadores do que igual período do ano passado.
Estamos a falar de um total de 948 acompanhamentos até final do mês passado, quando em período homólogo esse número não ultrapassou os 650 acompanhamentos.
Com regularidade, os técnicos da Alzheimer Portugal – Delegação Madeira acompanham cerca de 30 utentes com demência ou com défices cognitivos em sessões de estimulação cognitiva, a que se juntam cerca de 25 cuidadores. Além disso, a Delegação está disponível para a comunidade, através do atendimento telefónico e presencial para o esclarecimento de dúvidas sobre matérias que se ligam à demência.
O aumento de pessoas acompanhadas, conforme apontam, poderá não estar directamente e exclusivamente relacionado com o aumento efectivo de casos, já que o mesmo poderá, também, dever-se à preocupação das próprias pessoas com demência e dos seus cuidadores em procurarem ajuda específica, informação e acompanhamento com vista ao seu maior bem-estar.
Certo é que todos os estudos dedicados ao tema apontam para o já referido aumento, como o caso do relatório da Alzheimer Europe.
Ao DIÁRIO, Lucília Nóbrega, psicóloga da Alzheimer Portugal – Delegação Madeira, diz ser necessário melhorar os acessos às consultas de especialidade no sector público, assim como fomentar o acompanhamento regular destas pessoas. “Esta é ainda uma das maiores queixas e entraves a um diagnóstico atempado”, realça aquela profissional. No que toca aos cuidadores informais, a psicóloga aponta que é necessário melhorar a operacionalização do Estatuto do Cuidador Informal.
Além disso, Lucília Nóbrega diz ser “cada vez mais relevante trabalhar a questão do estigma associada às dificuldades de memória, em específico relacionado com o diagnóstico de demência, desde o receio em consultar o médico, ao procurar outro tipo de apoio e procurar continuar a ter uma vida com significado apesar da doença”.
Entre aquela profissional que “a própria sociedade é cada vez mais sensível a estas questões, mas há necessidade de apostar mais na educação da população para a demência”, reforçando “o papel de cada um enquanto indivíduo para ajudar quem tem a demência e o papel de todos enquanto sociedade mais amiga e compreensiva com as pessoas e famílias que têm demência”.
Por fim, alerta para a importância de população conhecer aqueles que são os factores de risco. “Há a probabilidade de diminuir o risco para alguns tipos de demência com a mudança de estilos de vida individuais, nomeadamente o controlo da tensão arterial, o controlo da diabetes, ter uma vida menos sedentária, a que se juntam as mudanças ambientais, como a diminuição da poluição do ar, por exemplo”, frisa.
Estes e outros aspectos relacionados com a demência serão tema de um encontro que decorrerá, hoje, no Funchal e em Câmara de Lobos, e amanhã em Machico. A iniciativa ‘Da prevenção da demência ao seu tratamento’ é promovida pela Alzheimer Portugal – Delegação Madeira para marcar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que hoje se assinala.
Trata-se de uma acção de informação sobre o tema, que será promovida, de forma gratuita, pelas psicólogas da instituição.
No Funchal, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e decorrerá na sala da Assembleia Municipal (no edifício dos Paços do Concelho). O seu início está agendado para as 10 horas, estimando-se uma duração de uma hora. O acesso é gratuito e não é necessária qualquer inscrição.
À mesma hora, em Câmara de Lobos, na Biblioteca Municipal, decorrerá uma acção semelhante. Já amanhã, uma iniciativa semelhante repetir-se-á em Machico, no Salão Nobre da Junta de Freguesia local, entre as 16 horas e as 17h30. Também aqui, o acesso será livre e gratuito.
Mas há mais iniciativas e eventos a ter em conta esta quinta-feira, dia 21 de Setembro. Tome nota na sua agenda:
Política e sociedade
Às 9 horas tem lugar a reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal. Às 18 horas acontece a reunião ordinária pública, descentralizada, da Câmara Municipal de Santa Cruz, que hoje escolheu a freguesia de Gaula (na sede da Junta de Freguesia) para esse encontro.
Às 17 horas tomam posse os novos corpos sociais do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Empresa de Electricidade da Madeira, para o triénio 2023/2026.
Cultura e espectáculos
Às 10 horas é inaugurada a exposição de fotografia ‘Siamo Donne - Divas do Cinema Italiano’, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. Esta iniciativa insere-se na programação da Festa do Cinema Italiano, que hoje tem início e que se prolonga até dia 24 deste mês. Para hoje está agendada, às 15h30, a exibição do filme ‘A Viagem do Papa Francisco’. Todo este conjunto de iniciativas decorrerá no novo Centro Cultural e de Investigação do Funchal (antigo edifício do Matadouro).
Festa do Cinema Italiano marca arranque do Centro Cultural e de Investigação do Funchal
A Festa do Cinema Italiano, que tem a edição deste ano entre os dias 21 e 24 de Setembro, marca o arranque da programação do novíssimo Centro Cultural e de Investigação do Funchal, no antigo edifício do Matadouro.
No Museu de Electricidade – Casa da Luz tem lugar, pelas 18 horas, a inauguração da exposição internacional de fotografia ‘V.I.D.A.S.’, momento que contará com a presença do fotojornalista da United Photo Press, António Cossa.
Eleições Legislativas Regionais
No que toca ao programa das diferentes forças políticas para o penúltimo de campanha, destacam-se as seguintes iniciativas:
JPP
Às 11h30 leva a cabo uma acção de campanha no centro do Funchal, junto antigo Cais.
MPT
Às 14 horas visita o bairro social da Nogueira, na Camacha. Às 17 horas visita um dos bairros do Funchal.
ADN
Às 14 horas estará no Terminal Marítimo do Porto do Caniçal, onde vão defender a deslocalização do cais de embarque/desembarque do navio que efectua a travessia de ida e volta ao Porto Santo para o Porto do Caniçal.
RIR
Às 15 horas leva a cabo uma iniciativa junto ao Hospital Dr. João de Almada, seguida de contacto com a população de Câmara de Lobos.
IL
Às 15 horas Nuno Morna e Carla Chaterley assinalam a chegada da volta à ilha em Câmara de Lobos, isto depois de terem passado por São Vicente, Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol e Ribeira Brava.
PTP
Às 16 horas promove uma acção de campanha junto à Casa de Saúde São João de Deus.
LIVRE
Às 16 horas promove uma acção de campanha em frente à Assembleia Legislativa Regional.
BE
Às 16h30 tem nova acção de campanha na zona das Virtudes, junto à padaria ‘Sésamo’.
SOMOS MADEIRA
Às 18 horas promove uma acção de campanha na Praça do Povo, com a intervenção do cabeça-de-lista, Miguel Albuquerque.
CDU
Às 19 horas promove uma iniciativa de campanha com Edgar Silva e Ricardo Lume junto ao Madeira Shopping, em Santo Amaro.
PS-Madeira
Às 10h15 promove contacto com a população no centro do Funchal. Às 20 horas tem agendado um jantar-comício com militantes e simpatizantes, com presença de Sérgio Gonçalves, em Machico, no restaurante ‘Escondidinho’.
Efemérides
Mas, ao longo dos anos, têm sido vários os acontecimentos a marcar o dia 21 de Setembro. Saiba que efemérides destacamos para este que é também o Dia Internacional da Paz e o Dia Mundial da Gratidão:
1792 - A Convenção Nacional francesa vota a abolição da monarquia.
1911 - Nasce o ator Francisco Lopes Ribeiro, Ribeirinho, em Lisboa.
1949 - É proclamada a República Popular da China.
1990 - Portugal ratifica a Convenção dos Direitos da Criança (adoptada pela ONU a 20 de Novembro de 1989).
1993 - A UNICEF revela o decréscimo em mais de 50 por cento da mortalidade infantil em Portugal, após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
2001 - É lançado o Destak, primeiro diário gratuito português. Inicialmente semanário passou a diário em 2004.
2002 - O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, apela a "todas as nações e a todos os povos" a cessarem as hostilidades, durante 24 horas, na celebração do primeiro Dia Internacional da Paz.
2003 - A União Europeia aprova a disponibilização de 48,5 milhões de euros a Portugal, no quadro do Fundo de Solidariedade, para a recuperação dos prejuízos causados pelos incêndios florestais.
2022 - O Papa Francisco denuncia "as monstruosidades" e a "selvajaria" que estão a acontecer na Ucrânia, onde está atualmente o seu representante, o cardeal Konrad Krajewski.
Pensamento do dia
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sócrates (470 a.C - 399 a.C), filósofo grego