DNOTICIAS.PT
Madeira

Veículos eléctricos contribuem para o aumento de atropelamentos

Comandante José Minas aponta o pouco ruído como causa para esses acidentes

None

O comandante do corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal, José Minas, revelou, em declarações à TSF-Madeira, que a Região tem atravessado um recente problema com os veículos eléctricos. Além de uma possível falta de civismo das populações, “o pouco ruído produzido por este tipo de viaturas têm contribuído para o aumento do número de atropelamentos”, desvenda José Minas. Apesar de não se ter registado ainda graves incidentes, como incêndios e acidentes de viação a envolver viaturas eléctricas, a Madeira já registou, segundo o comandante, três acidentes graves em postos de carregamento.

“É preciso haver um cuidado especial na hora de acção. Aos socorristas, é exigido uma preparação especializada para acidentes que envolvam este tipo de veículos”, esclarece o comandante Minas. Aos cidadãos que possuam este tipo de viaturas, deixa um conselho: “Não coloquem as viaturas a carregar perto de objectos combustíveis e tenham um extintor em casa”. Ainda assim, o comandante do corpo de Bombeiros Sapadores do Funchal quis tranquilizar os cidadãos, afirmando que estas viaturas não são inseguras.

“Precisamos de nos adaptar às metas de sustentabilidade, precisamos de melhorar os postos de carregamento públicos e termos os edifícios preparados para o carregamento destas viaturas nos estacionamentos”, defende. Para o comandante Minas, a segurança deste tipo de veículos tem evoluído muito. “Os carros eléctricos são muito mais seguros do que os carros convencionais”, conclui.

Trabalho produzido pelo estagiário João Pedro Santos, com supervisão do subdirector Roberto Ferreira.