“O clube está numa encruzilhada, mas todos juntos podemos torná-lo bem mais forte”
Alex Bunbury deixa mensagem por ocasião do 113.º aniversário do CS Marítimo.
Em dia de aniversário do Club Sport Marítimo, Alex Bunbury fez chegar à redacção do DIÁRIO uma missiva em que procura explicar todos os passos que deu na formalização da proposta para investir na SAD do Marítimo e assegurando ser “a proposta do interesse do CS Marítimo e não para qualquer indivíduo”, realçando que o Marítimo tem os melhores adeptos mas que “só isso não trará estabilidade ao clube”, considerando estar o clube está numa encruzilhada.
Eis a mensagem na integra:
“Queridos adeptos do CS Marítimo e pessoas maravilhosas da Madeira. Meu nome é Alex Bunbury. Muitos de vocês simplesmente me conhecerão como Alex! Escrevo esta carta para me apresentar novamente a todos vós.
Nasci na Guiana e sou um cidadão canadense mas, actualmente, vivo na América. Eu sou o mais novo de 13 irmãos; 8 irmãos e 4 irmãs. Desde então, quatro dos meus irmãos morreram. Os meus pais criaram-me com valores, ensinando-me a respeitar a mim próprio, pois se você não se respeita não pode respeitar os outros. Neste contexto, e não importa a situação, faço sempre o meu melhor para ser compreensivo e respeitoso. Eu também fui educado para fazer e dar o meu melhor, cuidando dos menos afortunados e colocar Deus em primeiro lugar. Este padrão moral nem sempre foi fácil de seguir, porque às vezes fiquei aquém das virtudes dos meus pais e da glória de Deus, mas sempre me responsabilizei e trabalhei para fazer o melhor quando momentos como este acontecem.
Hoje encontro-me em uma situação que considero complexa em relação ao nosso querido CS Marítimo. Já apresentei a minha proposta ao Presidente, Dr. Rui Fontes e ao Conselho de Administração. Este é o procedimento normal para qualquer potencial investidor. Quero deixar isso bem claro que minha proposta é do interesse do CS Marítimo, não para qualquer indivíduo! Esta foi a minha quinta viagem à Madeira nos últimos 7 meses para garantir que a minha proposta está de acordo com os desejos dos membros da Direcção mas com a autoridade para supervisionar o meu investimento.
Acredito que a maioria das pessoas de mente aberta entenderia e concordaria. Meu objectivo é fazer do CS Marítimo um clube sustentável e altamente funcional que traga responsabilidade, transparência e excelência dentro e fora de campo! Temos os melhores adeptos, mas só isso não trará estabilidade ao clube. A realidade é que temos que ter uma injecção de capital para garantir a estabilidade financeira do clube e trazer uma estratégia de marketing (marca local, nacional e global) capitalizando todos os madeirenses que vivem no estrangeiro, em países como África do Sul, Inglaterra, América e Canadá, para citar alguns. A estes temos que lhes dar um clube de que se orgulhem dentro e fora de campo.
Sendo assim, as vendas vão aumentar, as receitas de televisão vão aumentar (traz mais patrocínio para o clube). Precisamos de ter filiação com clubes da América do Norte, América do Sul, Ásia e Índias Ocidentais, pois isto permitir-nos-á trazer jovens jogadores talentosos para o nosso sistema juvenil, que será a fundação do CS Marítimo e da nossa Academia! A nossa Academia deverá ser o nosso sistema de alimentação de toda a formação. Mas, para isso o clube precisa ter instalações de última geração. com instalações topo de gama e um sistema digital em todo o clube, ou seja, o CS Marítimo no século 21 com tecnologia e infra-estrutura.
Tudo isto vai atrair jogadores de nível mundial e em troca dará aos adeptos do CS Marítimo o que mais querem, ou seja, um plantel que ganha e produz jogadores de nível. Um clube que no front-office tenha pessoas de qualidade no controlo das finanças e do marketing, sendo que o CS Maritimo deveria ter um modelo que todos treinadores, jogadores e funcionários aderissem. Um modelo para ganhar com excelentes personagens dentro e fora do campo, que tornariam os nossos adeptos orgulhosos.
Termino esta carta lembrando a todos os membros que, se me for dada a honra de ser parceiro do CS Marítimo, serei a mesma pessoa que muitos de vocês, quando ainda eram meninos e meninas e que agora são pais e avós, viram-me dar cem por cento em todos os jogos. Nunca virei as costas a este clube. Na verdade, recusei ofertas para ir a clubes maiores porque este é o meu amado CS Marítimo e todos vocês sempre me trataram, a mim e à minha família, com respeito e apreço. Para Kylie, Teal, Logan e Mataeo, a Madeira é como a nossa casa! Vocês nos receberam de braços abertos!
O Marítimo está numa encruzilhada neste momento e acredito que juntos podemos vencer todos os obstáculos. Por isso devemos estar de mente aberta e entender que não vamos todos concordar, mas todos podemos reconhecer que ninguém ou nenhum grupo é maior que esse CS Maritimo. Temos de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que este clube avance e não ande para trás. Este é um momento em que não podemos ser nós contra eles. Tem que ser, todos nós juntos, para o bem do CS Maritimo no seu 113º aniversário! Parabéns!
Com amor, respeito e apreciação,
Alex Bunbury"