"Queremos uma mobilidade mais sustentável", insiste o coordenador do PRER
Nelson Relva garante que as estradas são a “casa comum” de todos os condutores.
O representante da coordenação do Plano Regional de Educação Rodoviária (PRER), Nelson Relva, assistiu hoje, em declarações à TSF-Madeira, que têm existido vários esforços para assegurar a continuidade do PRER nas escolas da Região. Com o propósito de “promover a mobilidade mais sustentável, para que os estudantes e cidadãos tenham uma melhor qualidade de vida”. Em consequência natural da diminuição de jovens e da fusão de estabelecimentos de ensino, Nelson Relva revelou ainda que o número de estudantes que se relacionam com o PRER tem vindo a diminuir,
“Eu olho para a estrada como uma “casa comum”, mas a verdade é que os cidadãos olham para as estradas como sendo a “casa de cada um”, assumiu o representante da coordenação do PRER. De acordo com o próprio, esta mentalidade assumida pela maioria da população tem levado a uma fraca adesão dos cidadãos a iniciativas que procuram “sensibilizar os condutores para uma postura segura durante a condução”.
A propósito de iniciativas integradas no PRER, Nelson Relva revelou ainda que as escolas associadas ao projecto irão celebrar o dia europeu sem carros, a 22 de Setembro. Em Novembro, vão homenagear as vítimas mortais em acidentes rodoviárias e durante o mês de Maio está prevista a celebração do dia mundial do trânsito.
*Trabalho executado pelo estagiário João Pedro Santos com a supervisão do subdirector Roberto Ferreira.