DNOTICIAS.PT
Madeira

Publicação de docentes da UMa reúne abordagens inovadoras às principais obras da medicina antiga

None

O livro de estudos 'Gynecia: Studies on Gynaecology in Ancient, Medieval and Early-Modern Texts', que tem como editores Cristina Santos Pinheiro (UMa - Universidade da Madeira, CEC-FLUL -Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Gabriel A. F. Silva (CEC-FLUL), Rui Carlos Fonseca (UMa, CEC-FLUL), Bernardo Machado Mota (CEC-FLUL) e Joaquim Pinheiro (UMa, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) foi recentemente publicado pelas Edições Afrontamento.

Este volume é o resultado do III Ciclo Internacional de Conferências Gynecia, intitulado 'Ginecologia e embriologia nos textos antigos, medievais e renascentistas', realizado em Junho de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e organizado no âmbito do projecto 'Gynecia –Rodrigo de Castro Lusitano e a tradição médica antiga sobre ginecologia e embriologia'.

Com um total de 400 páginas e 18 estudos, escritos em português, inglês, francês, italiano e espanhol, a obra oferece uma perspectiva abrangente sobre a história da ginecologia e da embriologia desde a Antiguidade até ao final Renascimento. O objectivo é reunir abordagens inovadoras às principais obras da medicina antiga e sugerir novos caminhos para investigação futura.

'Gynecia' é um projecto sobre Rodrigo de Castro Lusitano e o seu tratado médico 'A medicina completa das mulheres' e tem como objectivo analisar a forma como a tradição antiga sobre ginecologia e embriologia é explorada na obra do médico português.

O projecto é financiado por fundos nacionais através do orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Ref. PTDC/FERHFC/31187/2017) e tem como investigadora responsável Cristina Santos Pinheiro (UMa, CEC-FLUL). A equipa da UMa inclui também os docentes Alcina Sousa, Joaquim Pinheiro, Rui Carlos Fonseca, Sílvio Moreira Fernandes, Telmo Corujo dos Reis.