DNOTICIAS.PT
Madeira

Nós, Cidadãos! questiona tablets e computadores para alunos e professores

None

O Nós, Cidadãos! questiona o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho pelos tablets e computadores que deviam ter sido entregues aos alunos e professores. "Já passou uma semana que se iniciaram as aulas do novo ano lectivo e, lamentavelmente, centenas de alunos ainda não têm na sua posse os prometidos tablets (Ensino Básico) ou Chromebooks (no Ensino Secundário), como anunciado pela Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia, para poderem utilizar os já 'famosos' Manuais Digitais", refere nota enviada.

O Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho, é bastante rápido a apregoar as  datas do início do ano lectivo, no entanto, já não é a primeira vez que se esquece de verificar (e garantir) se todos os equipamentos informáticos e digitais necessários – e prometidos –estavam atempadamente ao dispor de professores e alunos. Nós, Cidadãos!

O partido afirma que os manuais digitais são "um interessante projecto da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira", contudo esclarece que "continuam a faltar muitos recursos tecnológicos nas salas de aula para que este projecto seja uma realidade na vida de milhares de professores e alunos da Região".

Este ano está prevista a expansão do projeto no Secundário para todos os alunos. Depois das “turmas piloto” na EBS Gonçalves Zarco, na ES Jaime Moniz, ES Francisco Franco, EP Francisco Fernandes e uma turma de 10.º ano da EBS de Machico, todos os alunos passarão a ter na sua posse um Chromebook com os manuais digitais, mas este ainda não foi entregue aos alunos e, portanto, continuam sem qualquer material para poderemestudar e aceder à Escola Virtual (plataforma educativa digital da Porto Editora ou a Aula Digital, plataforma de ensino da Leya). Dizem-nos, as escolas, que faltam as licenças de utilização. Nós, Cidadãos!

Desta forma, o partido questiona: "Quando chegam – e serão factualmente entregues – os Chromebooks (computadores) aos alunos das turmas que estão envolvidos no projeto dos Manuais Digitais, no secundário? Já foram disponibilizados (com os manuais) todos os tablets a todos os alunos dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de todas as escolas públicas da Região? Todas as escolas já têm assegurado, nas várias salas de aula onde o projeto será implementado, o reforço da rede de internet e um sistema que garanta a segurança e proteção  de dados?A ligação à Escola Virtual, a presença de ecrãs interativos nas salas de aula e a utilização de outros Recursos Educativos Digitais está já garantida ou só chega mais tarde? Já agora, quando? Em outubro, Novembro ou Dezembro? Aos professores também está garantido o acesso aos tablets e aos Chromebooks para trabalharem em sala de aula, ou apenas aos alunos?".

A concluir o partido reconhece "alguma vantagem" na utilização de recursos educativos digitais nas salas de aula, nomeadamente para a implementação de metodologias "mais modernas e inovadoras", mas refere que a Secretaria da Educação "fez mal o trabalho de casa e não preparou tudo no tempo adequado": "Não está a garantir aos professores os materiais informáticos indispensáveis para materializar um projecto que é seu. Será que a SRE está à espera de que sejam os professores a comprarem tablets ou um Chromobook para trazerem para dentro da sala de aula?", questiona.

É verdade que o futuro passa pela Educação, mas também é verdade que a  modernização das escolas na RAM – e a digitalização no ensino – andam a “passo de caracol”. Nós, Cidadãos!