José Lopes e Tamila Holub vencem Oceanman Madeira 3,5 km
Nadadores do Sporting de Braga foram os mais rápidos na prova de águas abertas que ligou a zona do Lido ao cais do Funchal.
Já está nos mares da Madeira a edição de 2023 do Oceanman Madeira, uma das 28 etapas que compõem um circuito mundial de águas abertas.
O primeiro dos dois dias de evento, arrancou esta manhã, pelas 8 horas, com a prova mais dura, o Ultraoceanman, numa distância de 30 quilómetros que liga a Calheta à cidade do Funchal e com os seis nadadores ainda em competição, estando neste momento a travessar a zona de Câmara de Lobos com Vasileios Tekidis na liderança.
Quanto à segunda prova do dia, o Oceanman Madeira de 3,5 quilómetros, teve a sua largada na zona do Lido pelas 10 horas, e onde os nadadores do Sporting de Braga estiveram em evidência ao serem os primeiros a cortar a linha de chegada, instalada no cais do Funchal no primeiro lugar.
No ‘duelo’ masculino José Lopes foi o mais rápido vencendo a competição com o tempo final de 39,17 minutos, enquanto Mikita Sharapov e Christof Wandratsch viriam a fechar o pódio com os registos de 42,24 e 42,34 minutos respectivamente.
No sector feminino a olímpica portuguesa Tamila Holub festejou a vitória depois de completar os 3,5 quilómetros com a marca de 44,17 minutos. Carole Reuland foi segunda classificação com o tempo de 45.49, enquanto a medalha de bronze foi entregue à atleta júnior Daniela Lopes (GD Natação V. N. Famalicão) com o registo de 45.53.
No domingo estão agendadas as restantes distâncias da etapa madeirense do circuito mundial, organizada pela Associação de Natação da Madeira, nomeadamente a distância de 7,5, 5, 1,5 e 0,5 quilómetros.