Desporto

José Lopes e Tamila Holub vencem Oceanman Madeira 3,5 km

Fotos Associação de Natação da Madeira Ver Galeria
Fotos Associação de Natação da Madeira

Nadadores do Sporting de Braga foram os mais rápidos na prova de águas abertas que ligou a zona do Lido ao cais do Funchal.

Já está nos mares da Madeira a edição de 2023 do Oceanman Madeira, uma das 28 etapas que compõem um circuito mundial de águas abertas.

O primeiro dos dois dias de evento, arrancou esta manhã, pelas 8 horas, com a prova mais dura, o Ultraoceanman, numa distância de 30 quilómetros que liga a Calheta à cidade do Funchal e com os seis nadadores ainda em competição, estando neste momento a travessar a zona de Câmara de Lobos com Vasileios Tekidis na liderança.

Quanto à segunda prova do dia, o Oceanman Madeira de 3,5 quilómetros, teve a sua largada na zona do Lido pelas 10 horas, e onde os nadadores do Sporting de Braga estiveram em evidência ao serem os primeiros a cortar a linha de chegada, instalada no cais do Funchal no primeiro lugar.

No ‘duelo’ masculino José Lopes foi o mais rápido vencendo a competição com o tempo final de 39,17 minutos, enquanto Mikita Sharapov e Christof  Wandratsch viriam a fechar o pódio com os registos de 42,24 e 42,34 minutos respectivamente.

No sector feminino a olímpica portuguesa Tamila Holub festejou a vitória depois de completar os 3,5 quilómetros com a marca de 44,17 minutos. Carole Reuland foi segunda classificação com o tempo de 45.49, enquanto a medalha de bronze foi entregue à atleta júnior Daniela Lopes (GD Natação V. N. Famalicão) com o registo de 45.53.

No domingo estão agendadas as restantes distâncias da etapa madeirense do circuito mundial, organizada pela Associação de Natação da Madeira, nomeadamente a distância de 7,5, 5, 1,5 e 0,5 quilómetros.