DNOTICIAS.PT
Madeira

Célia Pessegueiro pede urgência e resposta do Governo Regional em relação aos bombeiros

Também Jorge Santos, presidente interino da Ribeira Brava, disse ser "urgente resolver, de uma vez por todas, a situação das associações"

None
Foto DR

Foi na cerimónia de Compromisso de Honra de quatro novo bombeiros voluntários da Associação Humanitária de Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol que a presidente da Câmara da Ponta do Sol aproveitou para pedir a Pedro Ramos urgência da parte do Governo Regional na definição da carreira de bombeiro e, ao mesmo tempo, resposta à proposta de financiamento das associações humanitárias na proporção de 30% pelas autarquias e 70% pelo Executivo regional. 

É importante, também, que a breve trecho seja dada resposta à proposta que os municípios apresentaram de financiamento de 70% por parte do Governo Regional e 30% por parte das Câmaras Municipais. Vamos aguardar serenamente por esse passo, porque o importante é que haja condições de trabalho para os bombeiros, meios materiais assegurados e que, em última análise, se dê a resposta à população que a população anseia. Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol

A autarca vincou que essa capacidade de resposta no socorro "é um sinal de tranquilidade" e de "uma sociedade moderna e contemporânea", que apresenta "capacidade de resposta nos momentos mais aflitivos".

Além disso, Célia Pessegueiro vincou a necessidade de valorizar os bombeiros da Região com melhores salários e melhores condições de trabalho. No seu entender, "é fundamental a definição de um novo modelo, equitativo e justo, que estabeleça as condições gerais de admissão e progressão na carreira e que igualmente reforce a contratação de novos elementos". 

Olhando e felicitando quatro novos bombeiros, a autarca lamentou que sejam poucos aqueles que integraram a escola de bombeiros que terminou recentemente. "Este escasso número representa o que de errado há com a dignificação destes elementos. Se não existem jovens que queiram ser bombeiros como iremos ter um socorro de excelência?", interrogou, pedindo que, para contrariar esta tendência, sejam tomadas medidas conjuntas com vista a cativar mais elementos para esta profissão.

Pede, por isso, que em conjunto, seja feito mais para cativar mais elementos para esta profissão. 

Ribeira Brava disponível para continuar a apoiar

Na ocasião, o presidente interino da Câmara Municipal da Ribeira Brava, que também usou da palavra, também apelou à urgência na definição do financiamento destas associações. "É urgente resolver, de uma vez por todas, a situação das associações", vincou. 

Além disso, Jorge Santos salientou a disponibilidade do Município da Ribeira Brava para continuar a apoiar os bombeiros, disponibilidade essa que exemplificou com o facto de ser o primeiro contrato-programa assinado a cada ano. 

Presidente da direcção dos bombeiros disse estar atento às necessidades

Mas a cerimónia teve início com as palavras do presidente da direcção da Associação Humanitária de Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Bombeiros da Ribeira Brava denunciam “suborno” para participar em iniciativa com Pedro Ramos

Voluntários queixam-se do momento escolhido para a cerimónia e queixam-se do que dizem ter sido cortes nas ajudas de custo destinadas à compensação para alimentação e transporte

Paulo Andrade, que foi acusado, esta manhã, por alguns dos elementos da corporação de "suborno" com a intenção de mobilizar bombeiros para a cerimónia desta tarde, situação prontamente desmentida pelo próprio, referiu que toda a estrutura estará sempre atenta "a qualquer necessidade dos operacionais", não deixando de exigir, contudo, respeito de parte a parte. 

Direcção dos Bombeiros da Ribeira Brava prefere falar em “prémio”

Paulo Andrade esclarece, ao DIÁRIO, que é prática corrente o pagamento aos bombeiros que estão de folga para participarem em diversos eventos

O presidente da direcção, ao DIÁRIO, preferiu falar em "prémio", algo que diz ser comum acontecer noutros eventos que acontecem em ambos os concelhos servidos por esta corporação.