DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Será verdade que há mais jovens com 18 anos nas listas nestas eleições na Madeira?

Em 2007, a única candidata júnior foi Raquel Coelho (PND). Nas eleições deste ano há seis candidatos com 18 anos, sendo que dois estão na lista do ADN.
Em 2007, a única candidata júnior foi Raquel Coelho (PND). Nas eleições deste ano há seis candidatos com 18 anos, sendo que dois estão na lista do ADN.

Quase metade das treze listas que concorrem às eleições legislativas na Madeira têm candidatos com apenas 18 anos de idade. Será que este número representa um aumento da participação activa dos jovens nestas eleições regionais?

A lei que regula este escrutínio determina que são elegíveis para a Assembleia Legislativa da Madeira os cidadãos portugueses eleitores com residência habitual na Região e que sejam maiores de 18 anos. Entre as treze listas que se submetem às urnas, há cinco que têm candidatos com a idade mínima para concorrer – ADN (dois candidatos, ambos residentes em Câmara de Lobos), MPT (uma candidata residente na Camacha), Livre (um candidato residente no Funchal), RIR (uma candidata residente em Santo António) e Bloco de Esquerda (uma candidata residente em Santo António). Naturalmente são todos estudantes do ensino secundário ou universitário.

Ou seja, há seis candidatos juniores envolvidos nas listas. Há também quatro candidatos com 19 anos de idade. Este número representa um claro aumento face a algumas eleições legislativas regionais do passado. Por exemplo, em 2007 houve apenas uma candidata com 18 anos de idade. Tratava-se de Raquel Coelho, que concorreu pelo Partido da Nova Democracia (PND), na lista em que figurava também o seu pai, José Manuel Coelho. Na altura, a jovem estava a concluir o 12.º ano na Escola Secundária Francisco Franco. Não foi eleita nesse escrutínio, mas chegou ao parlamento regional em 2011, já a representar o PTP.

Já se a comparação for feita com as eleições de 2015, o balanço é menos favorável. As listas nesse escrutínio contavam com 15 candidatos com 18 anos e 8 candidatos com 19 anos. Ou seja, não é verdade que as actuais eleições sejam as mais participadas pelas camadas mais novas da população.

A título de curiosidade, a pessoa mais velha que concorre nas eleições de 24 de Setembro tem 91 anos. Figura como suplente na lista do MPT e é vizinha do cabeça-de-lista, Valter Rodrigues. É uma reformada residente em S. Roque e apresenta a particularidade que ter uma filha e um neto na mesma lista.

Nunca houve tantos jovens com 18 e 19 anos como candidatos às eleições legislativas da Madeira.