DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Loja dos 300’ chegou à Madeira há 30 anos e foi ‘a loucura’

Consulte a edição de 19 de Setembro de 1993 neste 'Canal Memória'

None

A Rua do Castanheiro, no Funchal, ganhou nova vida há 30 anos com a abertura da primeira ‘Loja dos 300’ da Madeira. Na edição de 19 de Setembro de 1993, numa reportagem do DIÁRIO, dava-se a conhecer este negócio que formava filas nas caixas de pagamento.

A loja abriu no Centro Comercial do Castanheiro e todos os artigos custavam 300 escudos, daí o nome do estabelecimento comercial. As longas filas para pagamento começavam a formar-se bem cedo, assim que a loja abria, pois muitos queriam comprar os mais variados produtos a preços bem acessíveis.

Os proprietários desta primeira loja de preço único na Madeira foram Emanuel Santos e Lurdes Santos. O dono assumia ao DIÁRIO que apesar da loja abrir às 9 horas, pelas 7 horas já havia fila no exterior. Dada a procura, o objectivo passava pela instalação de mais três lojas no Funchal, tirando a pressão desse primeiro estabelecimento.

No entanto, muito apontavam o dedo ao facto de a qualidade não ser a melhor, pelo que os produtos poderiam estragar-se com facilidade. “É preciso ver que esta loja é única na Região mas no Continente já é uma coisa comum. Eles lá têm lá a loja dos 50, dos 20, dos 900 e até dos 1.000 escudos. É um negócio perfeitamente normal e legal”, dizia na época o proprietário.