"Machico é uma centralidade cultural", diz Eduardo Jesus
Secretário regional do Turismo e Cultura falava, hoje, no âmbito da abertura do Madeira Art Fest
No âmbito da abertura da 4.ª edição do Madeira Art Fest, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, disse que "Machico é uma centralidade cultural".
Com muita frequência, temos o hábito de falar na descentralização. Nós próprios temos no programa de Governo o objectivo da descentralização, mas esta por si só revela que estamos num estado que tem de ser melhorado no que diz respeito à própria oferta cultural. Este festival em Machico não é ou não deveria ser um exemplo de descentralização. Machico é uma centralidade cultural, que é reforçada com este projecto desenvolvido pela associação cultural dos Reis Magos". Eduardo Jesus
O governante aproveitou para elogiar o profissionalismo da directora artística do Madeira Art Fest, Marta Sofia, frisando que "esta não faz bandeira geográfica para a presença cultural".
Isso é extraordinariamente importante num projecto deste género". Eduardo Jesus
Eduardo Jesus destacou igualmente a "diversidade de oferta cultural" do festival multidisciplinar de artes da Madeira.
"Encontramos artistas de diferentes versões culturais e actividades, todas elas complementares, mas diferentes. E a Marta construiu aqui um conjunto que, no seu todo, é difícil de encontrar", acrescentou.
Já a vereadora da autarquia machiquense, Mónica Vieira, disse que "hoje é um dia de festa para a cultura da Madeira, mas particularmente para a cultura em Machico".
Um dia onde se consegue congregar diversas linguagens e manifestações artísticas no nosso território". Mónica Vieira
A vereadora com o pelouro da Cultura frisou também o facto de este "grande festival" juntar artistas locais, regionais, nacionais e internacionais.
Por outro lado, a directora artística do Madeira Art Fest aproveitou a ocasião para revelar que, entre as iniciativas que se irão realizar, está ainda previsto "um intercâmbio entre uma associação de Évora e a Madeira". Músicos que vêm fazer "uma residência artística" durante dois dias, anunciou.
Por fim, Marta Sofia agradeceu o apoio dado pela Secretaria Regional Turismo e Cultura, pela Câmara Municipal de Machico, pela Junta de Freguesia de Machico, assim como por por todos os envolvidos e participantes.
Durante sete dias, o festival multidisciplinar de artes da Madeira irá contar com exposições, instalações artísticas e tatuagens ao vivo; concertos e live performances; palestras e apresentações de livros; oficinas; mostra de curtas-metragens e documentários; intercâmbio cultural; residências artísticas, entre outras iniciativas.