PAN defende vinculação dos professores ao fim de três anos de serviço
Ambientalistas propõem também transportes gratuitos para toda a comunidade educativa
"O PAN acredita que o Governo Regional continua a não dar o devido valor aos professores", afirmou hoje Mónica Freitas, que para dar "melhores condições para estes profissionais" propõe a vinculação dos docentes ao fim de três anos de serviço (mesmo que não consecutivos, e independentemente do grupo de recrutamento), "como garantia de estabilidade".
O partido ambientalista quer ainda garantir transporte público gratuito para toda a comunidade educativa (alunos, professores e funcionários), "diminuindo os encargos das famílias e a pegada ecológica".
“O PAN quer construir comunidades educativas preparadas para os desafios do século XXI, pois acreditamos que é na educação que reside o futuro dos nossos cidadãos e cidadãs. Para tal, é essencial termos mais atenção aos problemas dos professores, uma classe profissional com um contributo ímpar para o nosso futuro, que tem sido consecutivamente menosprezada pelo Governo Regional. O PAN quer ser a voz dos professores na Assembleia Regional para melhorar as suas condições de vinculação. Queremos ainda implementar o transporte gratuito para toda a comunidade educativa”, reforçou Mónica Freitas.
Outras medidas defendidas pelo PAN para a educação visam "assegurar uma melhor qualidade na alimentação das cantinas escolares, com alimentos de alto valor nutricional e em quantidades adequada".
Em comunicado remetido às redacções, a cabeça-de-lista do partido às Eleições Regionais de dia 24 criticou ainda o Gioverno Regional por causa da "alarmante falta de docentes nas escolas da Região, apesar de existirem mais de 300 professores ainda à espera de colocação" no arranque do ano lectivo de 2023/2024.
Amanhã, os candidatos do PAN percorrerão a zona do Funchal e doarão sangue no Hospital Nélio Mendonça.