PAN alerta para "solidão dos idosos" e defende maior oferta de lares
"O PAN defende maior oferta de lares de idosos, nomeadamente em sítios rurais" e "a agilização dos processos de entrada nestas estruturas", declarou hoje Mónica Freitas, na sequência de contactos com a população idosa na freguesia de Santo da Serra, em Santa Cruz.
A cabeça-de-lista às Eleições Regionais de dia 24 alerta para o facto dos idosos daquela localidade estarem "vetados ao isolamento e à solidão devido à falta de infra-estruturas de apoio e acolhimento".
“Em zonas mais rurais e afastadas da cidade, como o Santo da Serra, os idosos acabam por ficar muitas vezes sozinhos e entregues a si próprios. O Governo Regional promete já há muito tempo que vai criar um Lar e Centro de Dia nesta localidade. Contudo, parece não haver vontade para avançar com a sua construção", acusou Mónica Freitas.
Propomos que sejam adoptadas medidas específicas de combate às situações de pobreza e isolamento, de modo a aumentarmos a qualidade de vida dos nossos idosos Mónica Freitas, cabeça-de-lista do PAN
Nesta linha o PAN defende "a reabilitação de edifícios devolutos para lares de idosos, de modo a se aumentar a oferta, principalmente em sítios rurais e mais isolados".
O partido insiste ainda na "maior agilização dos processos de entrada nestes lares e residências e a criação de uma Comissão de Protecção à Pessoa Idosa".
O dia campanha do PAN prossegue, este domingo, com acções de rua na freguesia do Porto da Cruz, em Machico.