Emigrantes organizaram a Festa da Vindima em Londres
Ontem, realizou-se a típica Festa da Vindima no centro de Londres, pelo Grupo de Folclore da Cultura Popular, liderado pelo madeirense João Ascenção.
O espaço estava repleto de emigrantes que não quiseram perder esta festa, onde o grupo de folclore fez uma demonstração da repisa das uvas.
Foi no salão dos Scalabrini que o evento decorreu, estando tudo decorado a rigor com vários elementos etnográficos, no qual não faltou um lagar em pequena escala e várias pipas e as uvas.
João Ascensão, presidente do Grupo de Folclore da Cultura Popular disse ao DIÁRIO que "a festa da vindima foi uma das primeiras festas que realizaram" e que o objectivo é "reviver a tradição e também mostrar aos filhos dos emigrantes o que os avós e os pais faziam naquele tempo e ainda hoje é uma tradição que continua na Madeira". "Como há muitas crianças que nunca tiveram oportunidade de assistir ao vivo à festa, na Madeira, fazemo-la cá em Londres", complementou.
O evento começou com uma demonstração de como se faz o vinho pelos 23 elementos do Grupo de Folclore da Cultura, que actuou depois para os emigrantes.
Após o certame foi servido um jantar típico madeirense para mais mais de duas centenas de pessoas, que contou com actuação da emigrante madeirense Lúcia Macedo e do artista Sidónio Silva, que veio directamente da Madeira para este evento.
O Grupo de Folclore da Cultura Popular participa em cerca de 12 actividades ao longo do ano, no Reino Unido, para reavivar as tradições madeirenses. O responsável pelo grupo de folclore, João Ascensão, é natural da freguesia da Ilha, no concelho de Santana, e reside no Reino Unido há 35 anos. Saíu da Madeira à procura de melhores condições de vida.