Desporto

AD Galomar brilha com 5.º lugar europeu no campeonato de Squash

Equipa madeirense, campeã nacional, faz história no European Club Squash Championships, que decorreu na Alemanha

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A modalidade de squash da Associação Desportiva Galomar, actual campeã nacional, esteve em competição no Campeonato da Europa de Clubes (European Club Squash Championships), prova que findou hoje, em Paderborn, na Alemanha, com os madeirenses a alcançarem o 5.º lugar.

A equipa do Caniço começou a competição, organizada pela Federação Europeia de Squash, com uma derrota, após os duelos com os suíços do Uster e os alemães do Black & White Worms. Contudo, como refere uma nota do clube, apesar desta entrada com o 'pé esquerdo', "sem nunca baixar os braços, a formação do Galomar - constituída por George Parker (#47 ranking mundial), Rui Soares (#57), Simon Herbert (#62), Pedro Pinto (internacional português) e os dois madeirenses Ricardo Santos e Rui Catanho – deu a volta por cima e triunfou, primeiramente, sobre o Edinburgh SC, da Escócia. No derradeiro jogo pelo 5.º e 6.º lugar, que decorreu este sábado, os madeirenses venceram o SRC Vaduz, do Lichtenstein, por 3-1".

Faz notar que "este é um feito notável, visto que pela primeira vez na história da modalidade, Portugal marcou presença na mais importante competição europeia de clubes, o Campeonato da Europa".

Destaque ainda "o facto da Galomar ter estado privada das prestações de George Parker, por lesão, atleta que seria o número 1 da equipa", tendo Rui Soares assumido esse papel, "ao passo que Pedro Pinto jogou a '3' e Ricardo Santos a '4', sendo determinante na última partida ao conquistar o 'set' que selou a vitória ante o SRC Vaduz", acrescenta.

A comitiva do 'Galo' foi, ainda, acompanhada pelo treinador Lino Bento e pelo director desportivo Ricardo Sardinha.