PAN propõe "Passe Saúde" e gratuitidade do transporte animal residentes no Porto Santo
"O PAN defende mais apoios económicos para as deslocações dos/das porto-santenses, através da criação de um Passe Saúde, e a gratuitidade do transporte de animais de companhia para fins médico-veterinários unicamente oferecidos na ilha da Madeira", afirmou hoje Mónica Freitas.
Os candidatos do partido ambientalista viajaram, hoje de manhã, de ferry para o Porto Santo, tendo a cabeça-de-lista às Eleições Regionais da Madeira manifestado a sua preocupação com os "constrangimentos de mobilidade dos porto-santenses".
"Os/as porto-santenses sofrem no acesso à educação e à saúde, devido à falta de aposta na mobilidade", vinca Mónica Freitas.
“O PAN está preocupado em garantir o acesso a serviços essenciais à população do Porto Santo. Hoje, os porto-santenses demoram vários dias em deslocações para uma simples consulta e muitos não podem levar os seus animais ao veterinário devido às despesas de deslocação. É preciso olhar para estas populações e agir para melhorar as suas vidas. Temos propostas para garantir que a distância física de Porto Santo não se transforma num problema de isolamento face ao resto da Região”, sustenta a candidata.
O PAN defende, por isso, "a criação de um Passe Saúde para os/as porto-santenses, com apoios económicos para as deslocações interilhas e para a estadia no âmbito de questões de saúde, de forma a se reduzir os custos financeiros e de tempo dos residentes do Porto Santo".
Relativamente à saúde e bem-estar animal, o partido animalista defende "a gratuidade do transporte de animais de companhia para fins médico-veterinários, unicamente oferecidos na ilha da Madeira, e a vacinação gratuita de todos os animais".
Hoje a candidatura do PAN, sobre o mote "O voto que faz diferença", dedica todo o seu dia de campanha a "ouvir os/as porto-santenses, adianta ainda Mónica Freitas, frisando que estes estes são "tantas vezes esquecidos pelo Governo Regional".