PS: uma lista sem norte e sem futuro
Começo por dizer que inicialmente fiquei agradado com a escolha do Dr. Sérgio Gonçalves para liderar o PS-Madeira. Tenho para mim que é um homem honesto, com algumas opiniões que pareciam enriquecer o debate político regional, que está há muito amputado de projectos alternativos devido à falta de ideias dos partidos que compõem a oposição.
Mas depressa, esse benefício da dúvida inicial dissipou-se e deu lugar à desilusão, quando percebi (e percebemos todos nós madeirenses, Dr. Sérgio) que esta actual liderança é telecomandada por Lisboa. É uma marioneta nas mãos de António Costa e dos seus ajudantes Paulo Cafôfo, Miguel Iglésias e Victor Freitas, que estão atrás da cortina à espera de uma oportunidade para tomar novamente o partido de assalto.
Basta ver a lista de candidatos a deputados que o Dr. Sérgio Gonçalves apresenta (ou foi mandado apresentar), para perceber que este PS é mais do mesmo, e não é para ser levado a sério, mesmo pelos seus militantes.
Uma lista que não dá voz aos jovens, mandando o presidente da JS-Madeira para 21.º lugar, deixando-o fora do parlamento. Uma lista que não respeita o Norte, nomeadamente o Porto Moniz, e tudo aquilo que tem feito pelos socialistas, deixando-o também fora do parlamento. Uma lista que afasta o Porto Santo, já que o 13.º dado ao candidato da ilha dificilmente será suficiente para o eleger, devido a inconsistência na lista. Uma lista preocupada em dar guarida aos boys do costume. Ao inarrável Avelino Conceição; ao eterno Victor Freitas; ao sempre presente Jacinto Serrão; à funcionária do partido Mafalda Figueira; aos Caldeira’s (pai e filho); e ao indescritível Bruno Ferreira.
Enfim… Perante este grupo de deputados, que têm sucessivamente somado derrotas atrás de derrotas. Perante esta ausência de alternativa, de um projecto capaz e desenhado para a população e não para os interesses do aparelho socialista, a população vota e bem em que tem apresentado obra. Vota em quem tem um verdadeiro projecto de desenvolvimento para a Madeira e para os madeirenses. Vota em que tem sabido sempre renovar, pessoas e ideias. Vota em Somos Madeira, que é votar no PSD e Miguel Albuquerque.
É por isso, Dr. Sérgio Gonçalves (e lamento dizer, mas também isto todos os madeirenses sabem) que o senhor é um líder a prazo. Se vencer (e que Deus nos livre!) será afastado por Cafôfo, Iglésias, Victor e companhia, como fizeram com Emanuel Câmara. Uma vergonha, como sempre tem acontecido.
Catarina Correia